Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O "olho que tudo vê" russo


A Rússia planeja implantar a partir do próximo ano um novo sistema de reconhecimento global, o MRIS, capaz de detectar naves e aviões a uma distância de vários milhares de quilômetros, informou uma fonte do Ministério da Defesa da Rússia citada hoje pelo jornal Izvestia.

“O sistema pode detectar e seguir aviões e naves a vários milhares de quilômetros. Nosso olho que tudo vê é muito mais eficaz que os atuais radares e demais sistemas de reconhecimento aéreo e especial”, assegurou a fonte.

As características do MRIS se mantem em segredo, mas o representante da Defesa explicou o principio do seu funcionamento.

“Todos os objetivos civis e militares, tanto terrestres como aéreos, possuem diversos sistemas que emite ondas de rádio: radares, equipamentos de navegação GPS e GLONASS, radio-altímetro e etc. Um avião emite também a energia térmica e de outra índole. Nem se quer os aviões americanos B-2 e F-22, pouco visível aos radares, podem burlar as leis da física. A função do MRIS é detectar essas radiações, definir suas coordenadas exatas e realizar o rastreamento”, disse a fonte.

O sistema MRIS já é capaz de detectar e classificar vários tipos de radiação. No futuro, poderia controlar também o translado de equipamentos terrestres e designar alvos para as armas de alta precisão.

O primeiro teste do “olho que tudo vê” aconteceu em 2009, com aviões da VVS e navios da Armada Russa. Um posto de MRIS, situado nos arredores de Moscou, demostrou durante os testes sua capacidade de detectar e rastrear tipo aviões que sobrevoavam o Mar do Barents, no norte da Rússia. A margem de erro à época desse teste foi de apenas poucos metros.

As antes de MRIS requerem dezenas de metros quadrados e resultam quase invisíveis ao inimigo.

“O sistema só escuta o espaço sem gerar radiação, de modo que o inimigo não sabe que foi detectado”, disse a fonte.

A companhia britânica BAE Systems vem desenvolvendo um projeto similar, o NAVSOP, com fins exclusivamente militares, enquanto o MRIS será de uso dual, ou seja, civil e militar.

O diretor do Instituto de Avaliações Estratégicas, Alexandre Konovalov, considera que o MRIS ajudará a Rússia a superar seu atual atraso em matéria de sistemas de reconhecimento e troca de informação.

“Caso o MRIS possa designar objetivos para as armas de alta precisão com alto grau de fiabilidade, haverá imensas oportunidades para destruir o inimigo em qualquer região do mundo”, destacou Konovalov.

15 comentários:

  1. -
    -
    qual seria a altitude minima para detecção...
    -
    essa tecnologia pode abrir caminho para verdadeiros caças e bombardeiros roboticos...
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
  2. mais um ponto para os russos, e tem gente que ainda fala mal da tecnologia russa, queria eu que nosso pais tivesse tal tecnologia e radares a altura desses e outros por ai no mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem fala mal da tecnologia ou é americanófilo ou "precisa de aprender e pensar mais no que escrever" (nao chamo ninguem de ignorante, so disse uma vez num comentario e foi a ultima). Eles ja têm poderosos sistemas de radar terrestre anti-missil como o Don-2N, tem radares avançados nas suas defesas anti-aérea como radar UHF/AESA. Eles sempre foram muito bons nessa área.

      Excluir
    2. Deixe desse complexo de vira-latas. O Brasil é uma potência na área de radares, não com a experiência russa, mas somos uma potência. Não sabia que nós temos o melhor radar de baixa altitude do mundo, capaz de driblar as copas das arvores?

      Excluir
    3. muitos comentadores de sites e blogs brasileiros falam mal da sua defesa... bem o brasil deve ter muita falta de tecnologia no exército ainda, mas o vosso exército é profissional e ja desenvolvem bons equipamentos como o astros-2, veículos terrestres, pelo que ja vi radares, também têm um missil ar-ar em desenvolvimento o a-darter com a Africa do Sul. Ja tem navios modernos. Bem outros exemplos agora nao sei, nao conheço bens os militares brasileiros.

      Excluir
    4. O problema é que muito dos meus compatriotas pensam que o Brasil pode ser invadido da noite para o dia e que país precisa se rearmar logo. O Brasil tem muitas prioridades que não as armas. Quisera eu todos países pensassem com nós. E há aqueles que querem o Brasil com um exército imenso, como os EUA. Basta ver que aqui tem muito "especialistas" que diz que o Brasil deveria ter 300 PAK-FA T-50, 4 porta-aviões, 30 submarinos nucleares lançadores de mísseis, 2000 T-90...

      Excluir
    5. Realmente tb nao é preciso tanto, o Brasil nao ficaria bem visto pelos seus vizinhos, nao ha necessidade de tal exército para o Brasil.

      Excluir
    6. -
      -
      nosso exercito é o que... profissional .. sei
      -
      nossas FAs são deficitárias...em praticamente tudo.. os equipamentos são obsoletos.. não temos um exercito profissional... longe disso...
      -
      falta verba ate para pagar o soldo....imagina o resto....
      -
      enquanto perdurar governos que não tem visão a longo prazo e sim....TAPA BURACO... nossas FAs continuarão na "miserê"
      -
      falar que somos potencia em radar.....rs... sei...nossas fronteiras são muito bem vigiadas..não passa nem mosca hermana sem sabermos....kkk
      -
      pelo que consta..a Orbisat .. entregou ate o momento 9 radares ..com alcance máximo de 60km...para baixa altitude... o de 200km ainda nem esta sendo produzido...
      -
      resumindo - somos potencia em território da casa da mãe Joana...ate urânio bruto já foi contrabandeado para fora do país...aqui qualquer um entra e sai a hora que quiserem nos roubando o que bem entender...
      -
      XTREME

      Excluir
    7. O Brasil possui um dos exércitos mais adestrados do mundo, apesar de não ser profissional. Veja o soldado que atua na Amazônia, em muitos países esse soldados seria considerado de elite. Por falar em alto treinamento, nós temos unidades regulares que os gringos veem como forças especiais. A nossa Marinha sim, tem homens profissionais.

      Quando eu digo que somos uma potência em que tange radares, é óbvio que eu me refiro a concepção e fabricação tem tal sistema.

      O Brasil será uma dos países mais bem vigiados com os sistemas Sisfron e o SisGaaz.

      Excluir
    8. -
      -
      concordo .. após o Sisfron e o SisGaaz.. se efetivarem...
      -
      alistamento militar obrigatório..é o mesmo que "bolsa merreca"...gera custo e não serve na pratica para nada...
      -
      passou da hora de acabar com o mesmo (alistamento)... 1000x ..mais eficaz um militar que "nasceu" para o ser... que um bucha de canhão atrás de um salário...FATO !!!
      -
      vejo exercito profissional como o conjunto todo das FAs e não somente "forças especiais"... infinitamente mais eficaz um país com 300 mil homens altamente capacitados que 700 mil... "mandaram pular eles pulam"...
      -
      XTREME

      Excluir
    9. Defender a pátria é um deve de todos, não só de alguns. Um exército de conscritos bem adestrado é melhor que um Exército Profissional.

      Quem procura a carreira militar geralmente não é aquele que nasceu para ser militar. No Brasil as Forças Armadas tem um papel social muito grande.

      Excluir
    10. -
      -
      no mundo .. onde TI impera...
      -
      o intelecto (conhecimento) supera os demais requisitos...
      -
      defender a pátria com inteligência e não com ideologias assistencialistas decaídas é que deve nortear todo e qualquer programa....militar.
      -
      XTREME

      Excluir
    11. Até parece que o Brasil não é uma potência em T.I. Eu falo com conhecimento de causa porque sou um 'monstro' das redes de computadores.

      Excluir
  3. Os Rússos ñ param, ñ estão deixando barato essa de DAM e caças invisiveis dos europeus, iankSS e \Chineses...Sds.

    ResponderExcluir
  4. olha o grande mal do brazil e a banalização da cultura norte americana,pois e um luxo que so americano pode desfrutar as custas dos menos esclarecidos brasileros que trabalha como o cavalo do parero.pois dizem que e so o tio sam que pode, e acham que e verdade.havera o dia que as reais inteçoes norte americanas sera postas ao brazil este dia os pucha saco americanos vão se esconde tenho serteza.

    ResponderExcluir