AK-12 |
A nova versão dos fuzis Kalashnikov, o AK-12, será enviada para o Instituto Central de Pesquisas de Engenharia de Precisão (TSNIITOCHMASH por sua sigla em inglês) para testes preliminares ainda esse mês, disse a empresa NPO Izhmash, fabricante do fuzil.
Como foi relatado anteriormente, o desenvolvimento de um novo fuzil Kalashnikov começou em meados de 2011, sob a liderança do engenheiro Vladimir Zlobin. Zlobin disse que o AK-12 manteria o “layout” clássico dos fuzis Kalashnilkov, embora o AK-12 seja estruturalmente e ergonomicamente bem diferente dos fuzis antecessores.
O novo fuzil tem um novo sistema de freio de boca, o qual permite a redução do récuo do fuzil. Esse sistema também impede que o fuzil ‘suba na linha de tiro’ de modo significativo em modo automático. Nesse sentido, o AK-12 conseguir melhor em 20% a precisão de disparo com relação a família Kalashnikov anterior, a família AK-100.
Devido a redução de peças móveis, a Izhmash conseguiu aumentar a precisão com o AK-12. De acordo com Zlobin, o AK-12 tem desempenho muito parecido com o AK-107 em termos de tecnologia. Mas melhorar a precisão do AK-107 seria muito custoso, mais do que desenvolver um novo fuzil e isso poderia reduzir a confiabilidade do fuzil.
O AK-12 terá 3 modos de tiro: único, brust de 3 tiros e automático. A recarga do fuzil pode ser feita em tempo recorde e o AK-12 pode ser manuseado tanto por destros, como canhotos. O novo fuzil terá um novo tipo de coronha e poderá ter o cano mudado em um regime modular. O novo fuzil aceitará uma vasta gama de acessórios, uma vez que terá três trilhos Picatinny para a instalação de acessórios.
Tal como acontece nas versões anteriores do Kalashnikov, o AK-12 também poderá receber baionetas . O AK-12 terá carregadores com capacidade para 30, 60 e 100 projéteis, mas será vendido para os civis com carregadores com capacidade para 20 projéteis.
Zlobin revelou que ao criar o AK-12, ele colocou em prática conceitos apreendidos com seus mestres Yakovlevich Stechkin, Nikolai M. Afanasyev e German A. Korobov, com os quais trabalhou na Tulsky Oruzheiny Zavod (Fábrica de Arma de Tula).
Nunca é demais lembrar que o INFORMANTE foi o primeiro site/blog em língua ocidental a falar do AK-12. Quem quiser ver as notícias mais antiga do AK-12 é só clicar aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário