Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 21 de março de 2012

Morre economista que estudou o papel do Estado na ascensão asiática


Alice Amsden, 68, era professora de economia política do MIT

Alice Amsden
Especialista em política industrial e desenvolvimento, a economista heterodoxa Alice Amsden morreu no último dia 14, aos 68 anos, em sua casa em Cambridge, nos EUA.

Amsden era professora de economia política do MIT (Massachusetts Institute of Technology), e seu livro mais conhecido é "A Ascensão do Resto -os Desafios ao Ocidente de Economias com Industrialização Tardia" (Ed. da Unesp).

Na obra, ela destaca o papel do Estado como indutor do desenvolvimento tecnológico e do crescimento em países emergentes, em especial os asiáticos como a China e a Coreia do Sul.

Também, como diz sua biografia no MIT, "contesta a ideia de que a globalização produzira condições uniformes em que países emergentes poderiam encontrar um modelo único para a prosperidade".

Em entrevista concedida à Folha em 2009, Amsden disse que "o mundo mudou" graças aos Brics (fórum formado então por Brasil, Rússia, Índia e China e que depois incorporou a África do Sul).

"Há agora múltiplos centros de poder, e o 'universalismo' que começou com o Império Britânico -as mesmas políticas, instituições e leis em todo canto- acabou. Para melhor, eu acredito", afirmou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário