TAI Anka |
Batizado de ‘Anka’ (Fenix em turco), o protótipo voou por cerca de 14 minutos, disse a empresa Turkish Aerospace Industries, desenvolvedora da aeronave e segunda a mesma o vôo foi um sucesso.
Os engenheiros da Turkish Aerospace Industries trabalham no desenvolvimento desse UAV desde 2004 e uma equipe de 180 engenheiros esteve empenhada no projeto.
O UAV TAI Anka pertence a classe Medium Altitude Long Endurance (MALE) e a primeira aeronave do tipo desenvolvida de forma independente na Turquia.
O TAI Anka tem um motor a diesel de 155 cavalos de potência e, é capaz de voar em um teto de até 9 mil metros e tem uma autonomia de vôo de 24 horas (com um tanque extra de 200 km de combustível) O UAV tem uma envergadura 17, 3 metros e mede cerca de 10 metros. O UAV está dotado de um motor Thielert Centurion 2.0 turbocharged de 4 cilindros, de 135 hp. A aeronave pode alcançar até 217 km/h e um raio de ação de 200 km.
O TAI Anka foi apresentado ao público pela primeira vez no dia 16 de julho de 2010, mas só somente em dezembro do mesmo ano que o UAV alçou vôo pela primeira vez. O custo do projeto alcançou a bagatela de US$ 107 milhões. A princípio a entrada no serviço operacional do UAV estava prevista para 2013, mas diante do avanço no cronograma, as autoridades turcas já falam que o TAI Anka poderá ser posto em serviço operacional ainda esse ano.
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