Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Alto Oficial iraniano confirma a derrubada de UAVs de Israel, EUA e Reino Unido

Um alto oficial militar iraniano confirmou nesta segunda-feira  que seu país abateu diversos aviões inimigos sobre o Golfo Pérsico, e disse que o Irã já alvejou um grande número destes aviões sem piloto durante os últimos sete anos.

RQ-4 Global Hawk - É um UAV americano destinados a missões de espionagens; a unidade
desse UAV pode ultrapassar a bagatela de US$ 35 milhões

"Nós experimentamos incidentes semelhantes muitas vezes no passado, e houve mesmo UAVs pertencentes ao regime sionista (Israel), dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, que foram abatidos no Golfo Pérsico durante os últimos sete anos," disse sob condição de anonimato um oficial iraniano a uma agência de notícias iraniana nessa segunda-feira.

Ele também confirmou que os aviões tinham sido alvos fora do espaço aéreo iraniano, e observou: "A ação mostra que estamos atentos na tentativa de interromper as violações do espaço aéreo do Irã por UAVs estranhos e agressivos.”

Ontem, o Vice-Chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas do Irã, o major-general Gholam Ali Rashid, confirmou os relatos anteriores alegando que vários UAVs americanos foram abatidos pelas unidades de defesa aérea do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC - Iranian Revolutionary Guard Corps), e disse que os aviões tinham sido alvo fora do espaço aéreo iraniano.

"Certamente, eu devo dizer que os UAvs têm sido derrubados por uma resposta da defesa aérea  fora do espaço aéreo do Irã, ou seja, que foram abatidos fora da nossa FIR (Região de Informação de Voo Iraniana), no Golfo Pérsico", disse Rashid à agência de notícias no domingo.

Uma região de informação de voo (FIR) é um termo de aviação usado para descrever o espaço aéreo com dimensões específicas, em que um serviço de informação de voo e um serviço de alerta são fornecidos. É a maior divisão regular do espaço aéreo em uso no mundo de hoje.

Rashid ainda acrescentou que estes aviões não-tripulados são agora mantidos e controlados pela Guarda Revolucionária.

Entretanto, o comandante da Força Naval da IRGC, o contra-almirante Ali Fadavi, disse à agência no sábado que a IRGC vai certamente mostrar estes UAVs abatidos num momento oportuno.

As declarações foram feitas depois que o Comandante da Força Aeroespacial da IRGC, brigadeiro-general Amir Ali Hajizadeh, emitiu a "Payam Engelab" (Mensagem da Revolução), uma publicação interna da Guarda Revolucionária, que as Forças Armadas Iranianas tinham abatido vários aviões espiões de forças estrangeiras, acrescentando que dois desses aviões tinha sido abatidos sobre o Golfo Pérsico.

"Nós derrubamos, até agora, um grande número dos superavançados aviões de espionagem deles", disse o oficial.

Ele se recusou a mencionar a data exata e o local da ocorrência.

Depois de derrubar esses aviões, a unidade aeroespacial da IRGC os copiou e produziu em grande número, através de engenharia reversa,  acrescentou o comandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário