Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Paquistão dispõe de um arsenal nuclear com mais de cem ogivas

O arsenal nuclear do Paquistão por pouco não se duplicou nos últimos anos e atualmente o país dispõe de mais de uma centena de ogivas, informou hoje um canal DawnNews, baseando-se em dados de um centro de investigação não governamental.

A quatro anos atrás, o Paquistão tinha em torno de 30 a 60 ogivas nucleares. Entretanto, ultimamente esse arsenal aumentou para 110 unidades. Isso é uma clara mostra que Islamabad intensificou a fabricação de urânio e plutônio militar.

Segundo o especialistas David Albright, do Instituto de Ciência e Segurança Internacional (ISIS) de Washington, Islamabad aumenta rapidamente seu arsenal nuclear, apesar da complicada situação econômica, política e uma onda de atentados que vive o país. O país islâmico já conseguiu ultrapassar a Índia nesse sentido, uma vez que o país hindu e rival do Paquistão dispõe de um arsenal de 60 a 100 ogivas nucleares.

O Paquistão iniciou seu programa nuclear militar em 1972, mas só em maio de 1998 realizou a primeira detonação de uma arma nuclear. Desse momento em dia, o sul da Ásia viveu uma corrida armamentista de caráter nuclear.

Chagai-I é nome dado aos seis testes nucleares subterrâneos realizados pelo Paquistão no mês de maio de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário