Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Rússia criará uma arma de laser para rechaçar os aviões de reconhecimento inimigos

Beriev A-60
"A Rússia está desenvolvendo um sistema de laser, cuja a finalidade é rechaçar aos meios de reconhecimento do inimigo, informou uma fonte do Complexo Militar Industrial à Interfax. “A Aviação e o Complexo Militar estão trabalhando no desenvolvimento de um avião que transfere uma alta energia de laser, a fim de conter objetos remotos e os meios óptico-eletrônicos do inimigo”, disse à fonte a Interfax.

O sistema a laser está sendo instalado em um avião Beriev A-60, uma plataforma derivada do avião de transporte tático Ilyushin Il-76MD. Até a data, o Complexo testou várias vezes o sistema com êxito. O sistema já vem sendo desenvolvido há bastante tempo.  A nova arma será destinada a principio às tropas russas e sua exportação nem foi cogitada.  O fato é que a Rússia está desenvolvendo um aparato de laser militar baseado em uma plataforma aérea. O ápice do programa aconteceu em agosto de 2009, quando na ocasião a aeronave abateu vários alvos com sucesso, declarou Yuri Zaitsev, assessor acadêmico  da Academia de Ciências e Engenharia da Rússia.

 Zaitsev disse que o desenvolvimento de armas de laser começou na época da URSS, em particular, em 1972, quando na ocasião uma arma de laser muito poderosa foi testada.

Na URSS, o desenvolvimento de armas de laser começou em 1965 e em 1973 foi criado um órgão de projetos especiais para lidar com esse tipo de assunto. O Beriev A-60 voou pela primeira vez em agosto de 1981 e o trabalho de testes lasers aéreos ativos começara em 1983. Em 1984, o Beriev A-60 abateu com êxito um alvo aéreo.

Os “testes de batalha” foram dados por encerrados em 1990, em face da crise que assolava a URSS. O projeto sofreu cortes drásticos no financiamento e a oficia de desenho continuou a trabalhar no projeto de forma voluntária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário