Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 17 de agosto de 2010

MRK-27-BT: O "soldado-robô" russo

O protótipo de plataforma de combate com tração de largadas, desenhado especialmente para usar armas russas, foi apresentado na última Interpolitex-2009, que aconteceu em Moscou. Os fabricantes asseguraram que o ‘soldado-robô’ russo é melhor que o análogo americano que está em uso no Iraque e Afeganistão.

O robô, chamado de MRK-27-BT, foi criado nos laboratórios da Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou.

O armamento padrão do MRK-27BT consiste de dois lançadores de foguete Shmel, dois lançadores de granadas, uma metralhadora Pecheneg com uma cinta de 100 projéteis e 6 granadas de fumaça. O robô tem alcance de 500 metros. Todo armamento é padrão, muitas vezes utilizados por soldados e pode ser desmontado no campo.

Esse projeto é similar ao SWORDS, a versão armada da plataforma TALON da Foster-Miller. Enquanto a plataforma é amplamente utilizada pelos soldados americanos para neutralizar explosivos e outras tarefas, o MRK-27BT nunca foi utilizado em um combate de verdade.
 Segundo os projetistas russos, o projeto supera o análogo americano em velocidades graças a um melhor desenho das largadas. Seu suporte para as armas é mais flexível e pode estender-se sobre a trincheira. Ademais, dispo de um redutor de um retrocesso embutido. Ao mesmo tempo, o robô russo é mais alto, medindo 1.50m com seu suporte levantado, enquanto que o SWORDS apenas chega a na altura dos joelhos.

Os projetistas esperam que o Ministério da Defesa da Rússia se encarregue de realizar uma série de provas na plataforma. No entanto, segundo fontes ligada ao Ministério da Defesa da Rússia, os comandantes querem contar com mais dados sobre o funcionamento dos robôs de combate.

O analista militar Anatoli Dmitrievich mencionou que na Rússia, o primeiro tanque robótico fora construídos nos idos de 1938 e que essas plataformas foram usadas na Guerra de Inverno contra a Finlândia.


2 comentários: