Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cazaquistão propõe declaração universal do mundo sem armas nucleares

Nursultan Nazarbayev, presidente do Cazaquistão
O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, propôs elaborar uma declaração universal do mundo livre de armas nucleares, informou hoje o mesmo à RIA Novosti.

Nursultan Nazarbayev fez essa declaração em um comunicado que foi lido durante a inauguração da Conferência de Desarme Nuclear, que aconteceu hoje na capital cazaque, Astana.

“É importante começar a preparar uma declaração universal do mundo livre de armas nucleares em que todos os países se comprometam a avançar paso-a-paso até o objetivo do mundo sem armas nucleares”, diz a nota do presidente cazaque.

Segundo Nursultan Nazarbayev, para o povo cazaque, que sentiu na própria carne as conseqüência dos testes nucleares, o assunto sobre sua erradicação é de vital importância.

“A memória das vitimas de nosso povo nos confere o direto histórico e moral de nos convertemos em um dos líderes do movimento global contra as armas nucleares”, diz o comunicado.

O Sítio de Testes Nucleares de Semipalatinsk, no sul do Cazaquistão, durante 40 anos de seu funcionamento aconteceram 490 testes nucleares. Um milhão e quinhentas mil pessoas foi afetada por esses testes.

“O fechamento do Sítio de Testes Nucleares de Semipalatinsk e a criação de uma zona livre de armas nucleares, alimenta a esperança de que a criação de um mundo sem armas atômicas também é possível”, concluiu a mensagem de Nursultan Nazarbayev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário