Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Brasileiro enganou nazistas e ficou perto de Hitler nos Jogos de Berlim

General Roberto de Pessôa cumprimentou o Führer para facilitar sua missão; veja mais no 'Esporte Espetacular' deste domingo

O militar paraibano Roberto de Pessôa, 99 anos, guardou o segredo por 73 anos: tinha uma missão secreta nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. É esta a incrível história que o repórter Régis Rösing vai revelar nos dois vídeos a seguir. Enviado à Alemanha como integrante da delegação brasileira, ele foi encarregado de descobrir segredos da metodologia de educação física usada pelo Terceiro Reich no treinamento de seus soldados.

Com uma credencial de imprensa, Roberto de Pessôa teve acesso à tribuna ocupada por Adolf Hitler no estádio Olímpico no dia da inaguração dos Jogos. Ciente de que, se fosse visto perto do líder, ganharia pontos junto a autoridades importantes da Academia de Esportes do Terceiro Reich, o então tenente tratou de se posicionar pouco abaixo do ditador, na primeira fila abaixo do cordão de segurança.

- Eu me lembro como se fosse hoje - disse ao repórter Régis Rösing.

Roberto chegou a cumprimentar Hitler - "um cumprimento cordial, um contato amável, até" - e, foi apresentado ao ministro dos Esportes alemão, general Hans von Tschammer. Com isso, fez boa figura e passou boa impressão aos companheiros da Academia de Esportes.

A fotografia que tirou, bem de pertinho, de Adolf Hitler ao lado do general von Tschammer, é uma relíquia que guardou por mais de 70 anos. A foto será mostrada nos dois vídeos que segue:


Nenhum comentário:

Postar um comentário