Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

domingo, 8 de setembro de 2013

Jornalista ucraniana acusa rebeldes pelo ataque com armas químicas na Síria

A jornalista e blogueira ucraniana Anhar Kochnyeva da rádio russa Ekho Moskvy, a qual ficou sequestrada por 5 meses na Síria, escreveu em seu blog que os ataques com armas químicas na Síria fora obra dos rebeldes.

Kochnyeva mora há poucos quilômetros de Guta Oriental, subúrbio de Damasco onde supostamente aconteceu o ataca com armas químicas.

Kochnyeva conta que no dia do ataque, o vento soprava em direção ao seu bairro, a uma velocidade de 20 km/h.

“Agora imagine se houvesse uma nuvem tóxica, haveria coberto a cidade”, diz Kochnyeva.

Ela afirma que não houve intoxicados em Damasco, cidade que está totalmente no controle das tropas de Assad.

Ela também lembra que nos últimos dois anos, os sírios se tornaram fotógrafos compulsivos, no entanto, as únicas imagens do ataque em Guta são questionadas por especialistas.

"Eles mataram, gravaram, subiram na internet e se sentaram para esperar por bombardeiros da OTAN. Porque sem bombardeiros da OTAN não poderiam fazer um uma revolução exitosa contra a vontade do povo", conta Kochnyeva.

Por fim, ela afirma que as crianças que aparecem nos vídeos são os mesmos que foram sequestrados de povoados próximos à cidade litorânea de Latakia, ou melhor, são filhos dos curdos que apoiam o governo de Assad.

Kochnyeva é jornalista e blogueira freelance que trabalha para meios russos e ucranianos. Ela foi sequestrada no começo de outubro de 2012 próximo a cidade de Homs.

Os sequestradores eram membros do Exército Livre Sírio e ameaçaram em várias oportunidades de matá-la se o resgate de US$ 50 milhões não fosse pago. Depois ele reduziram o pedido para US$ 300 mil.

Depois de passar 150 dias em cativeiro, Kochneyeva conseguiu escapar de seus algozes. Ela caminhou por 15 km e uma zona montanhosa, até encontrar, em um golpe de sorte, pessoas que a ajudaram a chegar em uma zona controlada por forças de Assad.

5 comentários:

  1. Ta muito parcial o blog, mto pró Rússia...

    Vai ser um blog do pravda ou do correio brasiliense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não sei aonde você viu isso. O texto nem cita a Rússia, quando cita somente que a jornalistas trabalha para para uma rádio de Moscou.

      Excluir
    2. Gosto muito do seu blog, pelo que sei você não faz matérias, apenas repassa, mas mesmo assim queria te pedir um favor, este conflito na Síria tem muito mais do que é mostrado na mídia, interesses de grandes potencias mundiais nesta região não é novidade e manipulação informações nem se fala, existem realmente civis sofrendo as consequências, mas não é tão bonitinho como se vê por ai "rebeldes" lutando pelo seu povo, você poderia me recomendar matérias que mostrem como o conflito realmente é, ou você mesmo compartilhar seu do seu conhecimento? Obrigado.
      Luis

      Excluir
    3. Eu escrevo também!

      Falar que civis estão sofrendo na Síria, é redundância. Tenho conhecidos que estão sofrendo na pele o que é a guerra.

      Utilize a busca do blog e verás notícias pró-Assad, pró-rebeldes, notícias imparciais, vídeos...

      Excluir
  2. Ela pode está mt certa, afinal, os ssauditas poderiam levar esse artefatos aos rebeldes p forças os iankss e outros a agirem, e td leva a crer q conseguiram...veremos,sds.

    ResponderExcluir