Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

F-15SE Silent Eagle é eliminado em concorrência sul-coreana por 'questão furtiva'

O Boieng  F-15SE Silent Eagle é o único candidato renascente da concorrência sul-coreana para a aquisição de novos caças de combate de nova geração. No entanto, os sul-coreanos ainda tem dúvidas se ele pode combater as ameaças da Coréia do Norte ou de outros países vizinhos que vem se rearmando.

O Boieng  F-15SE Silent Eagle disputava com o também  americano F-35 da Lockheed Martin F-35 e o europeu Eurofighter da EADS o fornecimento de 60 caças para a Força Aérea Sul-Coreana, em uma concorrência estimada em US$ 7.2 bilhões. Ademais, somente o caça da Boieng se encaixava no orçamento do país.

Apesar ser o favorito na concorrência de cartas marcadas, o F-15SE Silent Eagle não atendeu as capacidades furtivas da  Defense Acquisition Program Administration (DAPA). Nesse quesito o F-35 fui infinitamente superior.

A necessidade de adquirir um caça mais avançado se tornou urgente para a Coréia do Sul, uma vez que a vizinha Coreia do Norte realizou seu terceiro teste nuclear em fevereiro e continua a desenvolver o seu programa de mísseis.

"Considerando a situação de segurança em mudança na Península Coreana e no desenvolvimento de tecnologia de ponta aeroespacial, os membros da comissão decidiram rejeitar o F-15 SE e reiniciar o projeto", disse o porta-voz do Ministério da Defesa Kim Min-seok. "Há um consenso de que a Coreia do Sul tem o caça de quinta geração para deter a crescente ameaça representada pela Coreia do Norte."

Especialistas dizem que a decisão era esperada para favorecer as chances do F-35, visto que há muitos mandatários sul-coreanos interessados em caças furtivos de fato, em resposta ao aumento das ameaças da Coréia do Norte e os vizinhos.

No final de agosto, um grupo de chefes reformadas da Força Aérea enviou uma carta para a Assembleia Nacional, para escritório presidencial e para o Ministério da Defesa para sugerir uma reconsideração no processo de avaliação atual que efetivamente eliminava as outras duas concorrentes com preços mais elevados.

Os generais de quatro estrelas afirmaram que a Coreia do Sul tem "capacidade de combate assimétrico" para combater no futuro os vizinhos asiáticos armados com os caças mais avançados.

Para dissuadir ameaças, dizem os especialistas, Seul necessita de uma aeronave com radar AESA e furtiva.

Um comentário:

  1. Num futuro próximo:
    Coreia do Sul - F35
    Japão - Shin-Shin e F35
    China - J20
    Rússia - PAKFA.

    Eita região quente...

    ResponderExcluir