Ilya Fedorov, diretor-executivo da empresa russa Saturn Lyulka, fabricante de motores aeronáuticos, compartilhou alguns detalhes do motor que será instalado o caça russo de 5ª geração, o T-50 (PAK-FA).
Fedorov disse que os motores definitivos do T-50 estarão funcionais a partir de 2015 e terão uma vida útil de 40 anos.
Em entrevista ao site VTB, pouco antes de se inaugurar o Salão Internacional Aeronáutico MAKS-2013, Fedorov disse que o novo motor será completamente do motor 117S (AL-41F1S), considerado como motor de primeira etapa do desenvolvimento do T-50.
"O motor de primeira etapa é, no entanto, uma versão atualizado do motor AL-31F desenvolvido para o Su-27. A atualozação foi bastante profunda, mas esse motor chegou no seu limite de possibilidade do AL-31F. Sobre o motor de segunda etapa para o PAK-FA, destacaria que se trato de um produto totalmente novo que poderá ser usado nos próximos 40 anos", explicou Federov.
"Agora estamos na etapa de fabricação de seus protótipos. Creio que em 2015 o motor será instalado no avião", destacou Fedorov.
Fedorov está seguro que o programa será concluído com êxito e recordou que em termos de motores militares a Rússia está em um nível excelente, inclusive em comparação com Ocidente.
Segundo Fedorov, além de um maior empuxo e menor peso, o motor permitirá uma maior estabilidade a velocidade de cruzeiro supersônico sem pós-combustão, um elemento imprescindível para aeronaves de combate de 5ª geração.
"O motor será adaptável e flexivel no sentido de monobrabilidade. Naturalmente, será configurado nos padrões modernos, como os motores M88 para o Rafale. E o mais importante é que desde o primeiro momento, ele terá uma vida útil muito grande. Hoje em dia a vida útil de um motor 117 (motor atual do T-50) é de 2000 horas, mas para conseguir essas horas foi muito difícil.
Melhor que o F-22 Raptor
Fedorov afirmou que o novo motor será superior ao motor do F-22 Raptor, caça americano de 5ª geração.
"Conhecemos perfeitamente o motor instalado no F-22. É um bom motor, mas sua produção em série já foi encerrada. Qualquer motor que se faça depois, será melhor. O mundo de produção de motores não tão opaco como outros muitos e o segredo está nos materiais. Graças a Deus, em quanto materiais estamos em um nível adequado", disse Fedorov.
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