Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Agência de T.I. do governo alemão alerta para risco de espionagem em computadores com sistema operacional Windows 8

Uma agência de tecnologia do governo alemão alertou que a nova tecnologia de segurança em computadores que executam o sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, pode realmente tornar os computadores mais vulneráveis ​​a ameaças cibernéticas, incluindo sabotagem.

O Escritório Federal da Alemanha para Segurança da Informação (Bundesamt für Sicherheit in der Informationstechnik - BIS), disse em comunicado publicado em seu site, na última quarta-feira (28), que as agências do governo federal e operadoras de infraestrutura importantes devem prestar especial atenção ao risco.

O problema, de acordo com o BIS, é com o uso de um chip de computador conhecido como Trusted Platform Module, OU TPM 2.0, que é instalado em computadores com Windows 6. O TPM 2.0 é projetado para proteger melhor os computadores, uma vez que eles passam a  interagir com uma variedade de ferramentas de segurança.

O BSI oferece consultoria sobre tecnologia e segurança para o governo alemão, assim como para o povo alemão. O órgão disse que a implementação conjunta do Windows 8 e chips TPM 2.0 poderia levar a uma "perda de controle" sobre o sistema operacional e hardware, porém não especificou exatamente como isso poderia ocorrer.

"Como resultado, novos riscos ocorrem para o usário, especialmente para o governo e importantes infra-estruturas", disse o relatório.

O relatório concluí: "Os novos mecanismos de uso podem, portanto, ser usado para sabotagem por parte de terceiros. Esses riscos precisam ser abordados."

A Microsoft se recusou a comentar o relatório do BIS.

Vale lembrar que o jornal alemão "Die Zeit" foi impedido de publicar uma reportagem contundente sobre a espionagem da Microsoft para o governo americano.

A Microsoft relatou que as fabricantes de computadores tem a opção de desativar a tecnologia TPM, de modo que os clientes possam comprar os computadores com ele desativado.

A tecnologia TPM foi desenvolvida pelo consórcio Trusted Computing Group, uma organização sem fins lucrativos, baseada em Beaverton, Oregon, e respaldada pelas empresas americanas AMD, Cisco, Hewlett-Packard, IBM, Intel, Microsoft e Wave Systems Corp.

O BSI disse que estava trabalhando com o Trusted Computing Group operando sistemas produtores para encontrar uma solução.

Uma porta-voz desse grupo se recusou a comentar sobre as reivindicações específicas suscitadas pelo BSI.

3 comentários:

  1. Skype, Facebook, Gmail, etc a decima... N.S.A lê, escuta, sabe.

    Usar TOX (skype alternativo), servidor TOR (navegar sem deixar "rastro")... app TrueCrypt (gratuito por sinal) é uma luz no fim do túnel

    XTREME

    ResponderExcluir
  2. Até parece que os desenvolvedores dos softwares livres estão livres de espionar nossas coisas. Esse assunto eu domingo, pois sou formado em redes e pós-graduado em governança de T.I. e segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falei em luz ao fim do túnel não uma "estrada de luz".

      quem acompanha de perto sabe muito bem que a lei "PATRIOT Act" obriga as empresas americanas a "escancararem" seu dados em nome da segurança dos EUA.

      baseado nisso regra primeira NÃO CONFIE EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA AMERICANA - seja Microsoft, Apple, Facebook, Google ...etc.

      ps. todos backbones em território americana estão "grampeados".

      ps2. e antes de alguém meter pau nos EUA na Rússia existe o análogo ao N.S.A ... chamado de SORM (que por sinal é bem mais invasivo).

      Excluir