Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

China ridiculizaria Marinha Indiana

Lançamento do porta-aviões indiano INS Vikrant
O lançamento do porta-aviões nacional indiano INS Vikrant e o trágico acidente com um submarino convencional da classe Kilo, o qual ceifou a vida de 18 marinheiros foram os fatos usados pela mídia estatal chinesa para ridicularizar o país vizinho.

"Tigre de papel", foi esse o termo usado pelo jornal do Partido Comunista chinês, o Global Times, para descrever a Marinha Indiana, que se vê em uma corrida foroz com a Marinha Chinesa.

O jornal contestou a alegação da Índia de que o INS Vikrant, e apelidou o referido porta-aviões de "Marca das 10.000 nações", uma vez que a belonave utilizam " blueprints" francesas, caças russos e motores americanos.

A Índia opera porta-aviões desde a década de 1950, sua Marinha tem uma grande experiência em grandes navios. No entanto, até agora, todos os porta-aviões indianos eram adquiridos no exterior, desativados ou remodelados de outras marinhas, sejam elas ocidentais ou da Marinha Russa. Por falar em Rússia, esse país está terminando de remodelar um porta-aviões da era soviética para a Marinha Indiana.

Em comparação, a China não tem nenhuma experiência prévia na operação de um porta-aviões e não tem quaisquer conhecimento na operação de alas aéreas em porta-aviões. Em setembro passado, com muita pressa, a China encomendou seu primeiro porta-aviões, o Liaoning, uma embarcação soviética de 60.000 toneladas renovado.

A China comprou da Ucrânia o Liaoning (Varyag), inacacabado, por cerca de US$ 20 milhões no início de 1990, pouco após o colapso da União Soviética. Mas, no momento de seu comissionamento, o Liaoning não era porta-aviões funcional em qualquer sentido real. Era necessário um grande número de modificações e testes.

Quase um ano depois de seu comissionamento, o Liaoning ainda passa por testes rigorosos e não abriga nenhum esquadrão de caças navais. 

9 comentários:

  1. Meu Caro Michel Medeiros
    Chineses conserteza tao mais preparados que os Indianos
    Indianos Tem bons equipamentos porem a China em treinamento esta um passo na frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade que os chineses têm sido mais sérios no seu desenvolvimento naval e militar geral, e têm conseguido construir uma marinha cada vez mais moderna e poderosa capaz de impor os seus interesses geopolíticos regionais,e a a um nivel maior que os indianos, mas estas declarações devem ser declaradas como hipocrisia para eles, como diz o próprio texto a China conseguir este feito também graças a tecnologia russa já existente (porta-aviões, caças navais, tecnologia de navios de superfície, etc). Não desmereço os chineses, é um feito terem conseguido fazer as suas próprias modernizações, e o programa de porta-aviões exigiu um pesado estudo de know-how tecnológico para eles. Mas a suja midia deles continua a propagandizar demasiado os seus feitos, os chineses ainda padecem de qualidade naval em compração com a nato, rússia..., embora diminua esse atraso,e como ja disse conseguir esses novos desenvolvimentos muito mais rapidamente graças a tecnologia forneçida legalmente ou não por russos e ucranianos, senão leveriam pesadissimos custos e tempo para conseguirem fazer o seu projecto a tempo como o conseguiram. Desmereçer os indianos é também desmereçer e eles mesmos, por que eles não aproveitariam experiência estrangeira, é economicamente mais rentavel e nao desmereçe a segurança nacional. A única coisa que eles podem dizer é que estão um passo a frente na sua própria modernização naval.

      Excluir
    2. A China começou a desenvolver seu porta-aviões com tecnologia integral chinesa e sem a ajuda de outra não. Portanto, não cabe comparação com a Índia. Outra coisa: A China constrói submarinos mais avançados que os indianos e sem a ajuda de outros países. E eles não desmereceram ninguém, apenas falaram a verdade. A Índia faz muita programa de suas armas nacionais, que de nacionais não tem nada.

      Excluir
    3. Sim, é por isso que disse que a china está bem afrente, eles consuegiram usar o seu proprio know-how na construção de novos projectos, embora tb com a ajuda de projectos ja existentes, mas sem apoio directo. Ja a india realmente conseguiu quase totalmente fazer estes novos projectos com imensa ajuda estrangeira directa, sem a russia eles nao eram nada, nao teriam concerteza sequer este novo porta-avioes, nem brahmos, nem mki, eles nem um caça mesmo com ajuda externa conceguem fazer direito, o hal tejas é um fracasso de projecto, eles nem o têm levado a sério, preferem ja comprar rafale, mki... e sem os russos eles nem poderiam passar a ter um projecto de caça de quinta geração como os chineses têm, o fgfa que eles terao sera quase todo projecto russo... tem varios exemplos, nem é preciso falar do tanque arjun, que nao passa de tanque falhado e foi feito com ajuda externa e as fragatas talwar (os chineses nem têm precisado de ajuda estrangeira para fazer navios de superficie furtivos). Não gosto quase nada da china atual, mas nao posso ser ignorante.

      Excluir
    4. Antes de falar da china é preciso saber que as informações são objecto de filtragem, ou seja só sabemos o que eles querem. São tão autónomos na produção que se não fossem os israelitas o seu caça não voava!

      Excluir
  2. A India tem um PIB menor que o PIB do BRASIL e tem uma população 6 vezes maior, ou seja, tem menos dinheiro que o Brasil e 6 vezes mais problemas, do ponto de vista geopolitico e geoestratégico a situação é no mínimo preocupante,pois tem como vizinhos fronteiriços a China, 2 potência econômica e terceira militar do mundo e paquistão que tem uma força convencional razoável e no caso, ambos armados com misseis nucleares. Então não é facil para a India com poucos recursos montar uma defesa capaz de se defender de dois inimigos perigosos e capazes.Acho que os investimentos indianos tem sido excelentes diante das suas condições financeiras, hoje eles contam com cerca de 300 caças Su30 mki, 120 rafales e 60 m2000-5 entre operacionais e em desenvolvimento ou contratando,fora os caças mais antigos ,tem uma boa força de submarinos e principalmente misseis balisticos em quantidades capaz de causar um grande estrago nos vizinhos.portanto , acho que eles fazem muito com pouco e não devem ser ridicularizados.queria eu que o Brasil tivesse metade das armas indianas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem muito com pouco? Eles não fazem nada com aquele cheque em braco que eles têm.

      Excluir
  3. Pelo pouco que eu entendo de forcas armadas colocaria a India como a 4 maior e melhor forca do planeta,perdendo apenas para EUA,Russia e China,se isso e nao fazer nada... gostaria de saber quem esta fazendo mais que a India com o mesmo PIB,fora a Russia claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê-se que você entende pouco mesmo.

      E França e Inglaterra que tem armas estratégicas, fabricam suas próprias armas, tem forças armadas bem adestradas...?

      Desconsiderando as armas estratégicas e a quantidade de tropas, a Índia perde para EUA, Rússia, China, Inglaterra, França, Alemanha, Japão, Turquia, Arábia Saudita, Egito, Coréia do Sul, Israel...

      Excluir