Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Patriota critica Israel e Obama em palestra


Presidente dos EUA fará 1ª visita a Israel

Em palestra a estudantes em Londres, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, criticou Israel por boicotar a sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU que discutiu, na semana passada, o tratamento dado aos palestinos no país.

Ele afirmou que a decisão do governo de Binyamin Netanyahu, reeleito no fim do mês passado, foi "danosa" ao sistema internacional.

"Fiquei muito decepcionado por Israel ter se recusado a participar do encontro no Conselho de Direitos Humanos", disse o ministro. "Esse tipo de atitude é danosa para o sistema [internacional]."

No encontro de uma hora e meia com alunos do King's College, que mantém um centro de estudos sobre o Brasil, Patriota citou o presidente dos EUA, Barack Obama, ao criticar a política americana em relação a Cuba.

Ele disse que a América Latina sofre com "ecos da Guerra Fria" e que o bloqueio à ilha obedece a interesses da política interna dos EUA.

"Nós nos perguntamos por que levou tanto tempo para Cuba ser aceita na OEA. A resposta é que a questão cubana ainda tem um papel muito importante e estratégico na política interna americana."

"Vendo uma eleição apertada como foi a de Obama em novembro, com o papel do voto hispânico e do voto cubano na Flórida, é muito fácil responder à pergunta [sobre o bloqueio]", disse.

A Casa Branca anunciou ontem que Obama fará neste semestre sua primeira visita oficial a Israel, desde que assumiu a Presidência dos EUA.

A data não foi divulgada, mas uma TV israelense anunciou que seria 20 de março.

ARGENTINA
Patriota também fez críticas à imprensa ao comentar atritos nas relações comerciais do Brasil com a Argentina. Ele disse que os problemas são menores do que os jornais dão a entender.

O ministro negou que haja crise no Mercosul e disse que o bloco tem uma fila de candidatos a integrá-lo. Citou Bolívia, Guiana e Suriname.

"Ninguém no Mercosul está pedindo para sair. Diferentemente do que tem acontecido por aqui", disse, numa referência à ameaça do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, de abandonar a União Europeia. A plateia riu da comparação.

Patriota classificou o Brasil como uma "potência emergente sui generis" por crescer reduzindo a pobreza e não possuir armas nucleares.

7 comentários:

  1. Patriota abre teu olho pq sua batata já está assando, começando pelo seu nome. Meu Caro ñ se esqueça que quem manda no BRASIL é o GAFE-globo/abril/folha/estadão e um pedido feito, até pela ex-tia-Hillária, o senhor não dura 5 minutos. O BRASIL como Alemanha e Japão gostariam de ser INDEPENDENTE e SOBERANO, mas NÃO são.

    ResponderExcluir
  2. Quem manda no Brasil hoje são os brasileiros. Aonde vocês veem essas coisas de que o país é submisso aos interesses estrangeiros? Já foi o tempo, cidadão. Se o jornais mandassem no Brasil, o Estado de São Paulo teria publicado aquela matéria sobre o Sarney.

    ResponderExcluir
  3. Os judeus tem telhado de vidro assim como os ianks; ele possuem um enclave em terras Cubanas, GUNATÁNAMO, q já pediram aos mesmo pa sairem de lá várias x...Sds.

    ResponderExcluir
  4. -
    -
    quem é o Patriota para falar do que os EUA fazem com Cuba... e o Paraguai patriota ... expulso na marra do mercosul por não aceitar a inclusão de um país sem democracia (Venezuela) no bloco ...
    -
    interessante como o Itamaraty defende países ditatoriais esquerdistas...que massacram o próprio povo....
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é você para questionar o nosso chanceler e a polícia externa do Brasil?

      O Paraguai está errado e deve ser penalizado, sem contar que sempre quer arrumar atrito com o Brasil.

      O Paraguai foi suspenso do Mercosul por outros motivos, informe-se!

      Excluir
    2. -
      -
      nesta base do quem...
      -
      quem é você para falar que outro país esta certo ou errado ???
      -
      enfiaram a Venezuela na Mer.. Mercosul ..ignorando.. um dos quesitos ..ser um país democrático... vai ver como é a democracia por la...
      -
      problemas internos do Paraguai são assuntos do mesmo .. não vi o Brasil questionando Cuba por "estuprar" os opositores que la vivem..ou a Venezuela por perseguir os que são contra....
      -
      XTREME

      Excluir
    3. Eu não sou ninguém para afirmar que um país estrangeiro está errado, mas posso emitir minha opinião.

      Pelo que posso perceber você entende nada de geopolítica e menos ainda de América do Sul. Você sabe alguma coisa da constituição da OEA? Sabe alguma coisa sobre a constituição do Mercosul? Sabe alguma coisa da UNASUL? Não! Se você não sabe, um país para ser membro da OEA e do Mercosul tem que primar pela democracia, coisa que o Paraguai não fez. Por isso que esse país foi suspenso da UNASUL e do Mercosul. Não foi somente o Brasil que suspendeu o Paraguai da UNASUL e do Mercosul, mas sim os países que integram esses grupos.

      A Venezuela é democrática até que se prove ao contrário, lá tem eleições até aonde eu sei. A Venezuela não é democrática por que fechou um canal de TV, canal esse que era como a Globo, contrária aos interesses da população? Por falar em canal de TV, Chávez não fechou nenhum canal, apenas não renovou a concessão desse canal para a TV aberta.

      Os problemas internos do Paraguai são problemas internos, por isso que ninguém mandou tropas para colocar Lugo no poder novamente. Eles estão resolvendo os problemas políticos deles lá numa boa, sem interferência, não?

      Você fala cada bobagem... Se o Brasil não se envolveria nos problemas internos de nenhum país, porque se envolveria em Cuba? Cuba por não ser democrática está suspensa da OEA desde 1962 e não está na UNASUL.

      Excluir