Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Especialista alemão levanta dúvidas quanto à identidade de Kim Jong-Un

Suposta foto de Kim Jong-Un
O jovem de face rechonchuda que aparece ao lado do ditador norte-coreano Kim Jong-il em uma foto oficial seria realmente Kim Jong-Un, o seu filho e sucessor escolhido? Um especialista alemão em pesquisas sobre a face humana afirma que o homem que vem sendo exibido pelos norte-coreanos não é idêntico àquele mostrado em uma fotografia bastante divulgada, que foi tirada quando ele estudava na Suíça.

Nos últimos dias ficou evidente mais uma vez como o mundo sabe pouco a respeito do regime de Pyongyang. O ditador norte-coreano, Kim Jong-Il, 68, convocou uma reunião extremamente rara do seu Partido dos Trabalhadores e apresentou o seu filho, Kim Jong-Un, que tem 26 ou 27 anos de idade, como o seu sucessor.

Mas nem sempre as coisas são aquilo que parecem ser. Há quem duvide que o homem que vem sendo mostrado nas fotos oficiais seja de fato Kim Jong-Un, o filho do ditador que teria passado um período estudando em uma escola de Berna, na Suíça. Um especialista em pesquisas sobre a face humana de Hamburgo, na Alemanha, a quem “Der Spiegel” solicitou que comparasse várias fotos, supostamente de Kim na adolescência, com a mais recente a ser oficialmente divulgada, chegou a uma incrível conclusão. “Existe uma grande probabilidade de que essas não sejam a mesma pessoa”, afirmou o especialista.

Isso significaria ou que ele não é o filho que teria frequentado uma escola em um subúrbio de Berna e cujo retrato foi divulgado em todo o mundo, ou que o homem de face rechonchuda que acabou de ser promovido por Kim Jong-Il a general de quatro estrelas não é Kim Jong-Un.

Então, quem seria este homem que foi escolhido para assumir o cargo do ditador que tem evidentemente padecido de problemas de saúde?

Confusão entre os “kimologistas”

Os chamados “kimologistas” em Seul, Tóquio e Pequim estão atarefados, analisando as opacas maquinações da estrutura de poder da Coreia do Norte. O problema é que muitos deles tendem a seguir a sua própria agenda, a recorrer a fontes duvidosas e a entrar em contradição entre si com frequência.

Existe um amplo consenso quanto à versão de que Kim Jong-Il, conhecido na Coreia do Norte como o “Líder Querido”, que sucedeu o seu pai, Kim Il Sung (conhecido como o “Grande Líder”), em 1994, sofreu um derrame em 2008 e foi obrigado a afastar-se do governo durante alguns meses.

Pelo menos um especialista japonês acredita que Kim Jong-Il morreu muito tempo atrás e que dublês estariam sendo usados para substituí-lo. Outros especialistas têm especulado há meses a respeito de uma iminente transferência de poder. Kim Jong-Un foi tido como o favorito para tornar-se o próximo líder da Coreia do Norte. Ele teria adquirido uma paixão pelo basquete durante o período em que esteve na Suíça.

Mas o estudante que viveu sob um pseudônimo e que recebia visitas regulares de diplomatas norte-coreanos seria mesmo o filho mais novo de Kim e de uma dançarina nascida no Japão? Ou seria apenas um meio-irmão? O talvez até mesmo o filho de um outro membro do círculo de poder norte-coreano? Muitos kimologistas afirmam que, na verdade, a identidade real deste jovem não importa muito, porque ele será inserido em um aparato de poder composto de parentes mas velhos. A irmão mais velha de Kim Jong-Il, uma mulher de 64 anos de idade, também foi promovida a general de quatro estrelas. E acredita-se que o marido dela seja o mentor do jovem mostrado na foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário