Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Rússia não permitirá que o Pentágono utilize seus motores espaciais em seus programas

A escalada da guerra de sanções entre EUA e Rússia fez a sua última vítima, com implicações potencialmente devastadoras a longo prazo para o único fornecedor de motores para foguetes espaciais para a Força Aérea dos EUA.

As autoridades russas decidiram bloquear a venda de motores RD-180, usado nos foguetes Atlas V, da United Launch Alliance (ULA) – uma empresa conjunta entre as gigantes americanas Boeing e Lockheed Martin - para todos os programas relacionados com o Pentágono. A informação foi confirmada pelo vice-premiê russo, Dmitryi Olegovich Rogozin, em sua conta no Twitter.

"A Rússia está pronta para continuar a entrega de motores RD-180 para os EUA apenas sob a garantia de que não serão utilizados em interesses do Pentágono", disse Rogozin.

A notícia vem apenas dias depois de um juiz americano suspender a liminar contra a compra de motores RD-180. A compra desses motores fora proibida porque os americanos acreditavam que a aquisição desses motores favorecia Rogozin, que foi sancionado pelo governo americano pela anexação da Crimeia. Esses motores são fabricados pela empresa NPO Energomash “V. P. Glushko”.

Para especialistas no setor, a atitude russa fará com que a capacidade americana de colocar satélites militar em órbita seja comprometida seriamente, bem como abala a cooperação no âmbito espacial. Por falar nisso, ontem (14), a Rússia anunciou que, a partir de 2020, não permitirá mais a presença de astronautas norte-americanos da Nasa na Estação Espacial Internacional.

3 comentários:

  1. Michel eu soube que 2020 a russia sai do projeto da ISS

    ResponderExcluir
  2. Lá vamos para uma corrida espacial EUA com seu ares manco,Rússia com seu redesenvolvido energia,balança pende aos russos em tecnologia mas orçamento na hora h vai ser americano,benificiados nos numa dessas viagem espaço se tornam acessíveis,realizando sonhos de infância quem sabe.

    CH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a China entrar nessa "equação" Marte será Russo-Chinesa !

      Excluir