“Assinamos um contrato de modernização profunda de dos submarinos do Projeto 945 com o Ministério da Defesa. Um dos submarinos permaneceu no estaleiro por cerca de 10 anos e o outro chega este ano”, disse Gladyshev.
A modernização vai estender a vida útil dos submarinos em 10 anos. Funcionários do estaleiro Zvezdochka estão atualmente esvaziando o reator nuclear do primeiro submarino, o B-239 Karp, comissionado em 1987. A conclusão da modernização do mesmo está prevista para o ano de 2017.
O outro submarino a ser modernizado é o submarino submarino K-276 Kostroma foi comissionado em 1986 e teve que ser profundamente reparado em pouco anos depois após de ser envolvido em uma colisão com o submarino americano USS Baton Rouge (SSN-689) em 11 de fevereiro de 1992. O submarino americano patrulhava a Ilha de Kildin, próximo a Severomorsk. A Marinha Americana disse à época que a colisão ocorreu 12 milhas (22 km) da costa, em águas internacionais.
Os submarinos dessa classe são famosos por serem construídos com cascos de titânio.
Caro Michel
ResponderExcluirSe possível conte-nos sobre esta colisão, se caso souber dessa história. Eu na televisão (acho discovery channel) um oficial da Marinha da RÚSSIA declarando alguma coisa sobre a colisão de seu submarino com um dos EUA e ainda mostrou, com muito orgulho, um pedaço de ferro do submarino americanos.
Muito grato.
O que posso dizer mais? É isso o que todos sabem. O submarino americano foi seriamente avariado e foi retirado de serviço em 1993. O submarino russo voltou a ativa em junho do mesmo ano. Os russos pintaram uma estrela na cabine da tripulação para indicar uma vitória em combate, coisa que faziam os submarinistas soviéticos na II Guerra.
ExcluirCasco de titânio, muito mais stealth que o de aço. Pelo que se sabe descer a 600m com tal casco é brincadeira.
ResponderExcluirQuem disse que a liga de titânio faz o submarino mais furtivo?
ExcluirLiga de titânio é 33% mais leve que o aço e muito mais resistente. (menos peso mais fácil manobrar, ganhar velocidade, etc).
ExcluirO titânio deixa o submarino quase imune ao MAD (detecção de anomalias magnéticas).
A partir de 500m de profundidade é praticamente impossível localizar um submarino visto que os vários "níveis" de salinidade , temperatura e correntes a esta profundidade formam um "escudo" de invisibilidade ao mesmo. Ainda mais um que praticamente não possui magnetismo face ao seu casco de titânio.
O mais interessante é que com tal liga nos cascos os submarinos na época soviéticos, podiam mergulhar mais fundo fugindo totalmente das armas anti-submarino americanas. E mesmo que houver armas hoje para tais profundidades, precisam saber aonde esta o alvo.