Nos últimos meses a Turquia “trocou” 60 toneladas de ouro por petróleo iraniano, apesar das promessas de Istambul respeitar as sanções ocidentais impostas a indústria petroleira iraniana, assim informa a impressa turca.
Os pagamentos de ouro realizados pela Turquia à República Islâmica do Irã disparou nos últimos meses frente a crescente pressão em forma de sanções por parte do Ocidente a economia iraniana, exercida para obrigar Teerã a abandonar seu programa nuclear.
Durante os primeiros 5 meses do ano de 2012, a Turquia que é o 6º maior importador do petróleo iraniano atrás apenas de China, Índia, Japão, Itália e Coréia do Sul, exportou à República Islâmica do Irã o equivalente a US$ 3 bilhões, assim revela os dados do Instituto de Estatística da Turquia, que fora citado pelo jornal turco Today's Zaman e outras agências do país.
“A compra massiva de ouro turco é levada a cabo pelas famílias ricas iranianas que vivem na Turquia”, afirma o jornal Today's Zaman. “Ocorrem rumores que eles compra outro através de terceiras pessoas para passar despercebido e logo guarda no Banco Central da República Islâmica, também através de terceiros”, afirmam as agências de notícias turcas.
Por sua vez, a página do Vatan Online revelou hoje que o banco Turco Halkbank converte o dinheiro em outro e inclusive entrega-o aos funcionários do Banco Centra Iraniano em veículos blindados em navios mercantes.
As autoridades turcas desmentiram as acusações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário