Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sábado, 21 de julho de 2012

Turquia não atacou a Síria por um "triz"


Ancara cancelou seus planos ante o “risco político de provocar a indignação no mundo árabe”

Militares turcos carregam o corpo de um dos pilotos mortos
No mesmo dia que foram encontrados os corpos dos dois pilotos do RF-4E abatido pela Síria, vários caças F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Turca estavam preparados para bombardear a Síria. Porém, no último momento, a Turquia decidiu não destruir unidades de defesa antiaérea, bem como o sistema de mísseis sírios.

Segundo o jornal turco “Sabah”, desde o dia 22 de junho, data que o caça RF-4E  turco foi abatido, Ancara vez uma série de preparativo para tomar represálias contra o país vizinho. Desde que o caça foi abatido, Ancara analisou vários cenários de resposta, ao mesmo tempo que os políticos do país, especialmente o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, diziam que sua prioridade era o resgate dos corpos dos pilotos.

No dia 4 de julho, dia que foram encontrados os corpos dos dois pilotos no Mediterrâneo Oriental, fora dado a ordem para os pilotos de caças F-16 Fighting Falcon situados na base aérea turca de Incirlik estivessem “prontos para cumprir o seu dever”. Todos os departamentos do Estado estavam em alerta, os pilotos dos caças F-16 Fighting Falcon esperavam a ordem de bombardear o sistema antiaéreo sírio, bem como os sistema de mísseis situados ao longo da fronteira com a Turquia. Ademais, no último minuto, a ‘ordem de disparar” foi abordada.

O jornal diz que a Turquia não se atreveu a bombardear a Síria porque “não a Síria não conhecia o sistema antiaéreo de defesa antiaérea que a Síria opera”. Mas o principal fator para suspender o ataque foi o “risco político de provocar uma reação de indignação no mundo árabe”.

No último dia 20 de julho, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, celebrou uma reunião com presidente russo, Vladimir Putin. Nessa reunião, ele, Erdoğan, disse que a Turquia não compactua com a violação territorial da Síria.

“Rússia e Turquia estão interessados na segurança da Síria. Somos categoricamente contra a violação do território sírio. Desejamos que o destino da Síria seja devido pelo seu povo. Cremos que não se pode conseguir resultados com as decisões tomadas em Genebra. Tudo o que a Turquia quer é que a violência cesse no país”, disse Erdoğan.

9 comentários:

  1. Como vce avalia o poder militar da Turquia Michel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Turquia tem hoje um dos mais poderosos exércitos do mundo. A Turquia tem o exército mais numeroso da OTAN se excluirmos os EUA. A Turquia tem Forças Armadas modernas e uma indústria bélica de bom nível em constante evolução.

      Excluir
  2. A Turquia se atreveu a anunciar que teria poderio de enfrentar Israel, quando o navio com ajuda humanitaria que seguia para faixa de gaza foi invadido por tropas israelenses. Afinal o poderio da Turquia pode ate ser "interessante" mas acredito que Ancara não tem tais interesses de atacar a Siria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Turquia tem Forças Armadas mais poderosas que Israel, isso é fato. Isso sem conta que a Turquia tem Forças Armadas mais numerosas.

      Excluir
  3. E um país sem arma nuclear vai tentar agredir quem tem ?

    ResponderExcluir
  4. A Turquia não atacou a Síria porque teme a reação de Moscou,e só por isso. Tambem não teve coragem de enfrentar israel quando teve seus cidadãos foram massacrados pelas forças de segurança do estado judeu. De que adianta ter um exército poderoso se os que tomam decisões não tem a coragem necessária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil você tomar uma decisão de ataque contra Israel, por exemplo, que reconheceu que errou e que iria punir os soldados que cometeram abusos. Não se esqueça que Israel está sob a tutela dos EUA, que é o maior financiador da OTAN. A vontade dos turcos era de acabar com Israel, mas a geopolítica não permite que ações de líderes sejam tomada no calor das emoções. Mas porque Israel não vez o que vez quando uma segunda flotilha foi à Gaza?

      Excluir
  5. Quando a Turquia vai descer do muro?

    ResponderExcluir