Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 20 de julho de 2012

EUA e Israel poderiam estar planejando um ataque aos arsenais químicos da Síria


Os EUA poderiam usar o arsenal químico da Síria 

Militares e membros do governo americano e israelense estão discutindo a possibilidade de Israel ataque os arsenais de armas químicas da Síria.

“De acordo com membros da administração Obama, funcionários do Pentágono estão mantendo conversas com funcionários israelenses para determinar se Israel é capaz de destruir os centros que produzem ou armazenam armas (químicas) na Síria”, assegura o New York Times.

No entanto, se crê que a administração americana não considera que a idéia de um ataque desta índole seja o mais adequado. “O governo dos EUA crê que um ataque desse tipo pode dar a Bashar Al-Assad a oportunidade de reunir partidários para lutar contra interferência israelense nos assuntos sírios”, diz o jornal.

Enquanto isso, os especialistas descartam a possibilidade de uma intervenção militar, já que os países ocidentais, assim como os EUA, em particular, tem uma série de razões que vão mais além das questões humanitárias para querer levar a cabo um ataque.

“É um momento de muita instabilidade, o futuro da Síria também poderia definir o futuro da Primavera Árabe como o futuro da geopolítica regional. Por isso os EUA os queria intervir não só por questões humanitárias, mas como questões de interesses mais concretas”, disse à Russia Today Ariel González Levaggi, diretor-executivo do Centro Argentino de Estudos Internacionais (CAEI).

Os meios noticiosos americanos afirma que Washington está discutindo ativamente a questão do que aconteceria na Síria depois da potencial saída de Assad.





7 comentários:

  1. se o assad cair a síria vira uma nova líbia uma zona, e pior com muitas armas disponíveis porque tem um poderio maior, seria uma carnificina.

    ResponderExcluir
  2. Yankes , ja tao vendoa oportunidade da primavera Arabe ir pro Ralo do esgoto, : (
    Gracas a Russia e China .Yankes e seus sonhos com a geopolitica local , vai vicar so na vontande, : )

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Michel Medeiros
    Vc acha que um ataque dese,porte seria possivel com o sistema de anti aerio Sirio hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado dizer isso. O sistema antiaéreo sírio pouco mudou desde o ataque israelense ao reator nuclear de Deir ez-Zor. Há quem diga que a Síria hoje abriga um poderoso radar iraniana, o que poderia ajudar e muito na defesa antiaérea.

      Excluir
    2. É verdade que a Síria possui sistemas S-300 daquela versão mais antiga da primeira versão?

      Excluir
    3. Existem rumores acerca disso, mas nada pode ser confirmado.

      Excluir
  4. È um ataque desse que o Assad necessita nesse momento, pois evidenciaria mais ainda que o interesse dos EUA e do Israel vai muito mais além da questão humanitária.

    O objetivo dos EUA é derruba o Assad de qualquer jeito e depois concentrar suas munições contra o Irã.



    Jonas

    ResponderExcluir