Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cassidian desenvolver um novo tipo de radar passivo que permite detectar aeronaves “stealth”


A Cassidian, a divisão de defesa e segurança da EADS, desenvolveu um “radar passivo”, capaz de localizar inclusive aparatos aéreos difíceis de detectar, tais como as aeronaves furtivas, que por sua vez são praticamente indetectáveis. Diferente dos radares convencionais, o radar passivo não emite nenhuma radiação própria, mas sim analisa as reflexões da radiação de outros emissores, por exemplo, as estações de rádio e televisão, para detectar o objeto.

“Os princípios do radar passivo são conhecidos há muito tempo”, afirma Elmar Compans, responsável pela seção de Sensores e Guerra Eletrônica da Cassidian. “No entanto, agora conseguimos incorporar as possibilidades mais atuais da tecnologia digital de recepção e processamento de sinais para incrementar consideravelmente o alcance e a exatidão da detecção mediante o uso simultâneo de diversas estações emissoras.

Com seu radar passivo, a Cassidian está se focando nos requisitos do controle do espaço aéreo, civil e militar que até agora resultavam irrealizável e não se cobriam suficiente com os radares ativos (emissores). No setor civil, o radar passivo permite o controle acessível do espaço aéreo sem emissões adicionais, nem a ocupação algumas frequência de transmissão por si escassas. Nas aplicações militares, este sistema faz possível a vigilância de aéreas amplas graças a utilização dos receptores em rede, colaborando, no entanto, a vantagem operacional decisiva que o radar passivo não pode ser detectado pelo inimigo.

Graças as propriedades especiais dos sinais de rádio onipresentes utilizados, o radar passivo da Cassidian permite localizar aparatos difícil de detectar, como por exemplo, os aviões e navios furtivos. Uma vantagem adicional da nova tecnologia é baseia-se na maior capacidade de detecção da sobra do radar em regiões montanhosas, assim como a localização de aparatos extremamente lentos e em voo a baixa altitude.

Já fora fornecido um sistema de demonstração para o Bundesamt für Wehrtechnik und Beschaffung (BWB). O BWB é um gabinete federal da Alemanha para aprovação de técnicas de armamento, assim com o gerenciamento de contratos do Ministério da Defesa da Alemanha. O radar passivo atual da Cassidian, pode ser implantado em um veículo do tamanho de um furgão comercia para a sua utilização móvel com necessidades logísticas mínimas.

Depois de superar com êxito todos os testes que fora submetido, entre eles no aeroporto de Stuttgart, a Cassidian espera construir até o final do ano um sistema de pré-série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário