Um Tupolev Tu-160 "Blackjack"; Os russos chamam a aeronave carinhosamente de "White Swan" (Cisne Branco) |
O surgimento de um bombardeiro estratégico de nova geração é esperado em breve pela Força Aérea Russa, disse nesta quinta-feira o comandante da Aviação de Longo Alcance da Rússia, o general Anatoly Zhikharev.
Zhikharev disse que a nova aeronave pode entrar em serviço em 2025. No último dia 2 de julho o comandante adjunto da Força Aérea Russa, o general Alexandre Chernyaev, disse que o novo bombardeiro russo seria incorporado à VVS 5 anos antes do previsto. Pelas contas do Chernyaev o novo bombardeiro estaria operacional já no ano de 2020.
Em reunião com o presidente russo, Vladimir Putin e outros oficiais de alta patente, Zhikharev disse que a entrada em serviço do novo bombardeiro estratégico é esperada para um futuro próximos, mas ele não mencionou datas.
Segundo o Zhikharev, o novo bombardeiro terá um alto nível de visibilidade de combate de baixa potência. Não está claro o que Zhikharev quis dizer com isso, mas creio eu, que o novo bombardeiro será capaz de realizar bombardeiros seletivos e precisos em conflitos de “pouca deflagração”. Ainda segundo Zhikharev, o novo bombardeiro será capaz de transpor quaisquer defesas antiaéreas modernas.
O novo bombardeiro será equipamento com a melhor aviônica existe na Rússia e segundo palavras do próprio Zhikharev, o novo bombardeiro terá um vasto arsenal de armas modernas, sem análogo no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário