Submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy |
“Já não é só os mísseis, mas também os sistemas completos poderiam entrar em serviço operacional em 2012”, disse Serdyukov em Stavropol (sul da Rússia). Serdyukov chegou a cidade, junto com o presidente Dmitry Medvedev para uma visita de trabalho.
Anteriormente fora informado que a Bulava seria incorporado ao seu portador regulamentar, o submarino nuclear “Yuriy Dolgorukiy”. Questionado sobre o recentemente teste com o Bulava (no sábado passado), o ministro comprovou que o teste foi excelente e que o míssil percorreu uma distância de 9.100 km antes de impactar com o alvo.
O teste foi o 16º com o Bualava. Somente esse ano já foram dois testes e os dois foram um sucesso. Dos 15 testes anteriores, 8 foram um sucesso, o restante fracassou. O último lançamento de teste aconteceu em 28 de junho e o míssil fora disparado pelo submarino Yuriy Dolgorukiy. Esse teste em especifico fora o primeiro desde o portador regulamentar dos mísseis Bulava. Os testes de lançamento anteriores foram feitos com o submarino Dmitry Donskoy.
O míssil balístico intercontinental R30 3M30 Bulava-30 (RSM-56 na classificação de tratados internacionais e SS-NX-30 segundo a classificação OTAN) é um foguete de três estágios e de propelente sólido, que é lançado de uma plataforma submarino, ou seja, por um submarino.
Tem um alcance de 8.000 km e pode portar entre 6 ou 10 cabeças de guerra nuclear hipersônicas autônomas, de 100 a 150 kilotons cada uma, que são capazes de modificar a trajetória de voo.
Os portadores do Bulava serão os submarinos da classe Borey, caso dos submarinos K-535 Yuriy Dolgorukiy, K-550 Aleksandr Nevskiy, Vladimir Monomakh e Svyatitel Nikolay. O submarino modernizado Dmitry Donskoy também abrigará o Bulava em seus arsenais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário