Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Estados Unidos pressionou a República a Tcheca a não vender aviões à Venezuela, Bolívia e Afeganistão

Dois L-159 Alca
Embaixadores americanos tentaram coagir as autoridades tchecas para que o país não vendesse aviões de treinamento e ataque ao solo do tipo L-159 Alca a determinados países. Isso é confirmado por vários documentos (telegramas) do ano de 2007 e publicados agora pelo Wikileaks.

A direção da empresa AERO Vodochody havia negociado há 5 anos atrás a venda de seus aviões de L-159 Alca  para a Bolívia, Afeganistão e Venezuela. No entanto, os diplomatas americanos emprenderam grandes esforços para convencer Praga que desistisse dos negócios. Washington não via com bons olhos os regimes dos países latino-americanos e suposta cooperação entre Venezuela e Irã.

Tomando em conta o desacordo com o sócio americano, a empresa tcheca AERO Vodochody trocou alguns componentes de fabricação americano por componentes de origem francesa e ucraniana. Mas essa atitude não foi suficiente, lembra Ladislav Šimek, diretor da empresa AERO Vodochody.

Segundo dados publicados pelo Wikileaks, um telegrama enviado em 2004 pela Secretaria de Estado à Praga e transmitido pelo então embaixador americano na República Tcheca, Richard Graber, dizia que as informações proporcionados pelo EUA à República Tcheca era suficientes para vetar a cooperação tecnológica e a venda de aviões da AERO Vodochody e de armas para a Venezuela.

A empresa tcheca então foi obrigado a ceder às pressões americanos, mas quis alugar os caças L-159 Alca a esses países para fossem aproveitados apenas no treinamento de pilotos.

A transação foi aprovada pelo Ministério das Relações Exteriores Tcheco, mas o contrato foi interrompido pelo então ministro Mirek Topolánek. Logo a empresa tcheca deve negada a necessária licença.

Em outros dados publicados pelo Wikileaks, Topolánek pediu a ajuda dos EUA no ano de 2007 para vender seus aviões de caça para o Afeganistão, mas sua solicitação ficou sem resposta.

2 comentários:

  1. Olá, primeiramente quero parabeniza-lo pelo trabalho excelente desde as relevantes matérias publicadas até o site em si, leve e objetivo. Gostaria de colaborar com o conteúdo do seu site. No Brasil, como sabemos, temos uma mídia televisiva e jornlistica comprada por aqueles que visam apenas os próprios interesses inescrupulosos, alienando o povo brasileiro ao contrário de informar. Tive material censurado no blog onde publico. Quero continuar publicando, se possivel aqui, sem bloqueio. Seria recompensador firmarmos essa parceria e continuar informando as pessoas.

    Um abraço,

    Rod Oliveir
    togarmaz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Possivelmente esses vetos americano a compra de avioes, treinamendo de pilotos, seja uma forma de um dia ser dono do petroleo venezuelano sem encontrar resistencia, essa semana ao ler uma noticia eu ri ao saber que os EUA iam vender caças a Taiwan e a China prometeu da uma resposta nunca vista antes, logo os americanos decidiram apenas modernizar os avioes de taiwan em vez de vender.

    ResponderExcluir