Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Engenheiros russos desenvolvem novo pára-quedas para as tropas aerotransportadas

Engenheiros russos desenvolveram para as tropas aerotransportadas um novo tipo de pára-quedas de "características excelentes", comunicou hoje Yuri Nazarenko, vice-diretor do Instituto de pára-quedismo, instituição que fora desenvolvido o novo pára-quedas.

"Estamos na fase de testes. Fazemos testes como manequins no ano passado e nesse verão já começamos a testá-lo com pára-quedistas", disse Nazarenko.

O novo pára-quedas, chamado de "Listik", "é mais rápido que o D-10, modelo ativo no arsenal das tropas de assalto aéreo, agüenta um peso de até 165 ao invés de 140" e se destaca por "excelentes características técnicas": Permite dar voltas durante a descida, descer com vento a favor e contra e permitem uma aterrissagem segura.

O pára-quedas principal e de reserva são colocados em uma mochila que o pára-quedista leva nas costas, enquanto no peito há um compartimento para abrigar munições, comida e outros itens necessários para o cumprimento da missão depois da aterrissagem.

Nazarenko salientou que o seu instituto desenvolveu o modelo utilizando a receita gerada por outros projetos, afinal o Ministério da Defesa suspendeu o financiamento e porque tem planos de importar pára-quedas estrangeiras para suas tropas de assalto aero-móvel.

Essa decisão, segundo Nazarenko, implicaria na necessidade de comprar também aviões estrangeiros, uma vez que nem todos os pára-quedas poderiam ser usados em aeronaves russas. O trunfo dos nacionais, é que eles "não deixam a desejar aos análogos estrangeiros", disse Nazarenko.

"Os italianos pedem há anos que vendamos o D-10, isso para não falar do novo pára-quedas", concluiu Nazarenko.

Se não houver problemas com o financiamento, os testes com o novo pára-quedas poderiam ser finalizadas entre 12 a 18 meses. Depois disso já seria possível incorporá-lo ao arsenal das tropas aerotransportadas e assim iniciar sua produção em série na fábrica Polyot, situada na cidade de Ivanovo.

4 comentários:

  1. Informante desculpe o offtopic mas saberia dizer se a comemoração do dia do paraquedista na Rússia teve algum desfile? Se houve desfile, há algum vídeo a respeito? Obrigado
    Jimmy

    ResponderExcluir
  2. É mais ou menos assim todo ano: http://codinomeinformante.blogspot.com/2010/08/vdv-completa-80-anos-de-existencia_03.html

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Informante! pensei que essa celebração tivesse um peso aproximado da parada militar da 2@Guerra que aconteceu meses atrás.
    Jimmy

    ResponderExcluir
  4. Não, não... Os pára-quedistas são sem dúvidas os militares mais saudados das Forças Armadas Russas. No entanto, eles não têm essa 'moral' toda...rs

    ResponderExcluir