Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

São José produz avião que desperta interesse de prefeituras para área de segurança

São José dos Campos é conhecida pela produção de aviões, vendidos em todo o mundo. Mas são aeronaves bem mais modestas, pelo menos no tamanho, que estão ganhando espaço num mercado competitivo: o mercado de segurança.

Eles são os chamados VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). No VANT não cabe ninguém dentro, o controle é só por computador. O VANT tem câmeras internas e diferentes sensores. Tudo é transmitido para uma estação de inteligência.

Uma empresa, de São José dos Campos, é especializada nos pequenos aviões, e já participou de projetos importantes, como o desenvolvido pelo CTA. As peças da empresa vão, principalmente, para o Exército. Ele é tão pequeno que mais parece um brinquedo.

As aeronaves pequenas e sem pilotos surgiram para ajudar em ações militares. Mas estão ganhando novos espaços na área da segurança. Podem ser usados por prefeituras, bombeiros e polícia. O que parecia um brinquedo pode virar um ágil espião. Pode voar por até 30 minutos e num raio de um quilômetro. Quando estiver finalizado, o equipamento vai ter uma carcaça de fibra de carbono e câmeras para registrar tudo.

As empresas que desenvolveram o VANT não divulgaram o valor do produto, mas afirmaram que algumas prefeituras estão interessadas em conhecer os serviços prestados pelo aparelho, como as de São José dos Campos e de São Bernardo, no ABC Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário