São José dos Campos é conhecida pela produção de aviões, vendidos em todo o mundo. Mas são aeronaves bem mais modestas, pelo menos no tamanho, que estão ganhando espaço num mercado competitivo: o mercado de segurança.
Eles são os chamados VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). No VANT não cabe ninguém dentro, o controle é só por computador. O VANT tem câmeras internas e diferentes sensores. Tudo é transmitido para uma estação de inteligência.
Uma empresa, de São José dos Campos, é especializada nos pequenos aviões, e já participou de projetos importantes, como o desenvolvido pelo CTA. As peças da empresa vão, principalmente, para o Exército. Ele é tão pequeno que mais parece um brinquedo.
As aeronaves pequenas e sem pilotos surgiram para ajudar em ações militares. Mas estão ganhando novos espaços na área da segurança. Podem ser usados por prefeituras, bombeiros e polícia. O que parecia um brinquedo pode virar um ágil espião. Pode voar por até 30 minutos e num raio de um quilômetro. Quando estiver finalizado, o equipamento vai ter uma carcaça de fibra de carbono e câmeras para registrar tudo.
As empresas que desenvolveram o VANT não divulgaram o valor do produto, mas afirmaram que algumas prefeituras estão interessadas em conhecer os serviços prestados pelo aparelho, como as de São José dos Campos e de São Bernardo, no ABC Paulista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário