Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Israel vê ataque ao Irã como única opção

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, defenderia posição durante visita aos EUA


A reação militar é vista pelo premiê israelense, Binyamin Netanyahu, como a única saída restante para o impasse em relação ao programa nuclear do Irã.

Em visita de cinco dias aos EUA, Netanyahu planejava reunir-se ontem com o vice-presidente Joe Biden para pressionar o país na direção dessa resolução.

De acordo com fontes ligadas a Jerusalém, Netanyahu acredita que sanções econômicas não são o suficiente.

Israel vê o programa nuclear de Teerã como ameaça. O Irã, por sua vez, nega que o intuito seja produzir armas.

"A única maneira de garantir que o Irã não se torne [uma potência] nuclear é criar uma ameaça crível de ação militar", disse uma das fontes anônimas citadas pela agência de notícias Reuters.

A notícia gerou especulações na mídia israelense de que as declarações visam a tirar o foco internacional dos impasses no acordo de paz entre Israel e palestinos.

Um porta-voz de Netanyahu disse que as negociações entre árabes e israelenses também estarão em pauta durante a visita aos EUA.
O premiê israelense também deve se encontrar com a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

O fortalecimento dos republicanos no Congresso americano é visto como uma oportunidade de diminuir a pressão do presidente Barack Obama pelo fim da política de assentamentos judaicos na Cisjordânia.

Netanyahu deve encontrar-se, por fim, com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. A imprensa israelense aponta que, na ocasião, será formalizado o plano israelense de retirada militar do norte do território de Ghajar, no Líbano, ocupado por Israel durante a guerra de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário