Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

General israelense acusa Síria de alterar o equilíbrio regional com a ajuda de armas russas

O Major-general Amos Yadlin, chefe saliente do serviço israelense de Inteligência Militar, acusou a Síria de alterar a correlação de forças no Oriente Médio com a ajuda de armas russas.

“A Síria está voltada em uma intensa campanha de aquisição de armas muito avançadas. Tão avançadas , em rigor, que quando saírem da linha de montagem na Rússia irão parar na Síria”, declarou Yadlin, ao site Y-net.

O general, que deixará proximamente a chefia da Inteligência Milita e interveio pela última vez na comissão de Defesa e Assuntos Exteriores do Parlamento israelense, ressaltou que em potencial defensivo da Síria hoje já é suficiente para restabelecer “a situação dos anos 70”. Em outubro de 1973, Israel sofreu grandes perdas ao responder um ataque surpresa das tropas sírias e egípcias.

Sublinhou que Damasco compra da Rússia mísseis anti-aéreos de curto alcance, “relativamente baratos em comparação aos S-300, mas não menos eficientes e letais.”

Alertou também sobre o risco da Síria repassar armamento moderno para o Hizbollah, que, no seu juízo, é o suficiente forte para assumir o controle do Líbano em poucas horas. O movimento palestino Hamas, disse ele, também “aumenta a força.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário