Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Rússia convoca embaixador japonês após crítica a Medvedev

Sergei Lavrov
O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, convocou nesta segunda-feira o embaixador japonês em Moscou depois de classificar de "inaceitável" a reação do país asiático à visita do presidente russo, Dmitri Medvedev, às Ilhas Kuril, em parte reivindicadas por Tóquio.

"A reação da parte japonesa à viagem do presidente Medvedev às Kuril é inaceitável. É nossa terra, e o presidente russo viajou a território russo", declarou Lavrov.

"O embaixador do Japão em Moscou será convidado a visitar o ministério das Relações Exteriores para que de novo possamos expressar nossa posição claramente e sem equívocos", completou Lavrov.

Mais cedo, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, qualificou de lamentável a visita de Medvedev, a primeira de um chefe de Estado russo às ilhas. Além disso, o chanceler nipônico, Seiji Maehara, convocou o embaixador da Rússia em Tóquio em sinal de protesto.

Moscou e Tóquio têm uma divergência sobre as quatro ilhas do arquipélago Kuril desde que estas foram anexadas pelos soviéticos em 18 de agosto de 1945, três dias após o anúncio da rendição japonesa na II Guerra Mundiaç.

O Japão conhece as ilhas como Habomai, Shikotan, Etorofu e Kunashiri, enquanto a Rússia batiza Etorofu de Iturup e Kunashiri de Kunashir.

A divergência impede há 65 anos a assinatura de um tratado de paz entre os dois países. As negociações, retomadas após o fim da União Soviética em 1991, continuam sem resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário