Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rússia irá montar veículos blindados italianos e incorporá-los às suas forças de segurança

O Ministério da Defesa russo vai criar uma linha de montagem em conjunto com a montadora italiana Iveco para produzir os veículos táticos LMV M65 na Rússia, disse o jornal Kommersant nessa sexta-feira.

Os veículos italianos já foram incluídos na lista de equipamento militar russo, segundo o jornal.

O LMV M65 é um veículo blindado leve, desenvolvido em 2001 pela Iveco Defense Vehicles. É projetado principalmente para a mobilidade estratégica e tática, com um nível elevado de protecção contra armas anti-tanque e minas anti-pessoal.

Os LMVs foram utilizados no Iraque, Afeganistão e em outras missões da OTAN, onde seu desempenho tem sido elogiado.

A corporação estatal russa Rostekhnologii está mantendo conversações com a Iveco no âmbito do lançamento de uma “joint venture” com capacidade mínima prevista de 500 veículos por ano.

O movimento é um sério golpe para os interesses da empresa Mashiny Russkie, liderado pelo magnata Oleg Deripaska. Sua empresa produz o veículos Tigr (Gaz-233014) com características próximas aos LMV M56. Os veículos Gaz-233014 entraram em serviço em 2006.

A linha de montagem dos veículos LMV M65 seria baseada em uma das instalações da líder de mercado russo de construção de caminhões Kamaz, disse o jornal, mencionando uma fonte próxima o Ministério da Defesa.

“Este projeto foi aprovado no mais alto nível do governo, os lideres do país estão a par da situação”, disse a fonte.

“Os veículos da Iveco, montados na Rússia, serão adquiridos pelo Ministério Interior e do Serviço Federal de Federação Russa”, acrescentou.

Um representante da empresa estatal Rostekhnologii também confirmou os planos, acrescentando que os detalhes estavam sendo negociados.

O Ministério da Defesa russo vai adquirir 278 veículos italianos em 2011 e 2012, e durante os próximos dois anos, os volumes dos pedidos será aumentado para 458 veículos por ano. Em 2015, o ministério irá comprar 228 veículos e 75 veículos em 2016, afirmou a fonte.

O Ministério da Defesa planeja gastar cerca de 30 bilhões de rublos (US$ 1 bilhão) no projeto nos anos seguintes, e Rostekhnologii prometeu que o preço médio da unidade dos veículos não será superior a 300 mil euros (US$ 395.340 dólares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário