Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Aviação Naval da Frota Russa do Pacífico recebe seu primeiro "caçador de submarinos" Il-38N “Novella”

Segundo a agência noticiosa russa ITAR-TASS a Aviação da Frota do Pacifico já dispõe de uma poderosa variante do Ilyushin Il-38 “May”, avião de patrulha marítima (MPA por sua sigla em inglês) e guerra antisubmarina (ASW por sua sigla em inglês).
 A agência mencionada afirmou que aterrissara em Yelizovo,  Kamchatka Krai, a primeira aeronave Il-38N “Novella”, a qual dispõe de um poderoso sistema de rastreamento e segmentação de nova geração. Essa aeronave propiciará a Marinha Russa detectar submarinos e aeronaves.

A primeira aeronave de testes, registrada na Frota Russa do Norte, voo pela primeira vez no final de 2011 e sua transferência oficial para a Marinha Russa aconteceu em março de 2012.

A Marinha Russa demorou para emplacar o projeto Il-38N “Novella” por conta da falta de recursos e problemas com a aeronave de testes.

O do Il-38N “Novella” foi desenvolvido às bases da versão de exportação Il-38SD, versão essa que é dotada a avançada suíte de aviônicos “Sea Dragon”. A suíte Sea Dragon foi concebida para modernizar os Il-38N indianos. O projeto começou em 1980 e a Índia foi o único comprador estrangeiro do Il-38. Agora a Marinha Indiana opera 6 Il-38, dois quais 5 já receberam a nova suíte de equipamentos Sea Dragon.

O poder de detecção do Il-38N “Novella” é um mistério, o que sabemos é que o mesmo pode detectar um submarino a 320 km de distância mesmo esse submarino estando submergido abaixo de uma grande camada de gelo. A detecção subglacial permanece classificada. O mesmo também pode detectar uma aeronave a 90 km de distância.

O Il-38N “Novella” tem uma unidade de inteligência eletrônica (ELINT) que controla a radiação de radar, sistema de navegação e sistema de comunicação e determinar com precisão a precisão do meio emissor. Algumas fontes afirmam que o Il-38SD possui a capacidade de ELINT, mas um oficial da Marinha Russa afirma que essa variante não possui tal capacidade. Segundo uma fonte da Marinha Russa, o complexo “Novella” não é pior que “Sea Dragon”, mas é superior em muitos aspectos.

A aeronave também pode detectar cerca de 50 alvos ao mesmo tempo e rastreá-los em tempo real.
Até 2020 a Marinha Russa receberá 28 aeronaves desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário