Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Rússia oferece radar "Podsolnukh" para a defesa da Costa Brasileira

Estação de radar Podsolnukh instalada na costa russa
A Rússia está disposta a oferecer tecnologia ao Brasil para garantir a segurança de sua costa, assim afirma o vice-diretor da Rosoboronexport, Sergei Goreslavsky, quem integra a delegação russa na LAAD-2015.

“Oferecemos nossa tecnologia (ao Brasil) associada com o controle da faixa costeira, incluindo o radar “Podsolnukh” (Girassol) no projeto brasileiro. A execução desse programa, que requer uma grande importância de dinheiro, começa a materializado do lado brasileiro”, disse Goreslavsky.

Goreslavsky disse que a parte russa já fizera uma proposta ao Brasil. Agora a parte russa irá realizar com a parte brasileira uma discussão preliminar puramente técnica sobre o tema.

A estação de radar “todo-tempo” Podsolnukh foi desenvolvida pela Radiotekhnicheskiye i Informatsionnyye Sistemy, que forma parte do Grupo RTI. A estação é utilizada para detectar alvos de superfície e aéreos a uma distância de 450 km.

Ela é usada em quaisquer condições meteorológicas dia ou a noite, monitorando a zona de forma contínua, tanto na superfície aquática, como o espaço aéreo.

6 comentários:

  1. Esse sim é um aparato que se deve negociar,uma oportunidade única para o país !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo concordo com você no que diz respeito ao Brasil necessitar de uma rede de radares costeiros, porém discordo no tipo de radar se for esse o dá imagem pois radares costeiros fixos podem ser presa fácil de um ataque na surdina, imagine o cenário um submarino invade a as águas brasileiras emergi e lança alguns mísseis Tomahawk com o intuito de destruir esses radares fixo para abrir caminho para uma força-tarefa de navios inimigos que sem sua localização por causa do ataque aos radares costeiros permitiria que essa força invasora estabelece-se uma cabeça-de-ponte em alguma parte do litoral desprotegido, eu prefiro os radares moveis pois poderiam mudar de localização a todo momento utilizando também técnicas de camuflagem assegurando a sua proteção, dificultando aeronaves espiãs e até os satélites espiões que certamente tem maior facilidade de encontrar um radar costeiro fixo.

      Excluir
    2. Entendo a sua posição,mas penso em usar esse aparato como complemento as nossas defesas, sem abrir mão dos radares moveis, que também tem sua importância estratégica !

      Imagine radares moveis em complemento a estações de radar “todo-tempo” com capacidade de detectar alvos de superfície e aéreos a uma distância de 450 km ! seria um ganho considerável as nossas defesas !

      Excluir
    3. Não se esqueça que essa radar opera com a proteção de mísseis anti-navio Bastion, o que não faria um ataque de submarino nada fácil.

      Excluir
    4. Penso q um submarino n necessita emergir p lançar mísseis, além do q sistemas assim n operam sem apoio ofensivo.

      Excluir
    5. Geralmente os submarinos lançadores de mísseis operam sozinhos sim. O fato dele não precisar emergir não quer dizer que não possam ser detectados.

      Excluir