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sexta-feira, 17 de abril de 2015

3 países sul-americanos interessados em caças Su-30MK dotados com mísseis de cruzeiro BrahMos

Segundo fontes russas, 3 países sul-americanos manifestaram interesse no caça multifuncional russo Su-30MK durante a LAAD-2015.

Viktor Lichayev, chefe do Departamento Comercial para a América Latina da Irkut Corporation, disse que sua empresa está colaborando ativamente com Rosoboronexport para promover o Su-30MK para 3 países sul-americanos. Ele confirma que houvera pedidos diretos desses países, mas eles não podem ser revelados, dado a “geopolítica sensível da região”.

Os 3 países sul-americanos estão interessados em armar o Su-30MK com o poderoso míssil de cruzeiro “BrahMos”. O míssil foi desenvolvido por uma joint-venture russo-indiana às bases do lendário míssil soviético Yakhont. O míssil BrahMos é capaz de atingir 900 km/h e pode ser lançado de navios, submarinos, por plataforma terrestre e aérea.

O BrahMos está sem serviço nas Forças Armadas Indianas, inclusive arma os Su-30MKI indianos.

O Su-30MK é uma aeronave multifuncional biposto de 4,5ª geração. O caça é o primeiro caça de produção com super-manobrabilidade. Além da Força Aérea Russsa, o caça esta em serviço na Índia, Angola, Argélia, Venezuela e Vietnã. A Índia tem uma versão especial, conhecida como Su-30MKI.

19 comentários:

  1. Este caça é melhor/superior do que o Grippen que o Brasil acaba de adquirir?

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    1. Muito superior. O nossa caça ainda está em testes.

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    2. Vou fazer uma pergunta para você Michel Medeiros,sem ofensas ou grosserias, la vai ?

      Na sua opinião (é para chutar) quais seriam esses 3 países sul-americanos ?

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    3. Meu palpite é Argentina, Equador e Venezuela.

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    4. Este comentário foi removido pelo autor.

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    5. Bolívia não tem dinheiro para tal.

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  2. Um SU 30 não é superior a um GRIPen NGm simplesmente por ter maior RCS, não ter radar AESA não ter capacidade super cruise e não ter um missil homologado superior ao meteor. Com isso o Gripen vê primeiro, atira preimeiro e destroi numa NEZ maior.
    Quanto a quesrão do gripen ainda não estar operacional, digo que é secundario, pois todos os sistemas e armas foram testados na versão CD que já existe há muito tempo e funcionaram perfeitamente, falo do radar , do IRST e do missil meteor.
    Qualquer comparação tem que ser feita com o SU 35 , esse sim poderia dar combate se vier com AESA realmente.

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    1. Se escreve Gripen NG! O caça sueco não tem plasma stealth. Quem tem disse que o Su-30 não pode ter radar AESA?

      Super cruise? Serve isso?
      http://www.ausairpower.net/APA-Supercruise.html

      Míssil BVR superior? Serve as novas versões do R-77?

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    2. Companheiro, fiz esse comentário num computador com teclado defeituoso, por isso tanto erro de escrita neste mesmo comentário, lógico que é Gripen NG, ou Gripen E(F versão para o Brasil). O RCS do Gripen será de 0,1 , isso é mais de dez vezes menor que o do caça SU 30, portanto não precisa de um suposto plasma stealth , tecnologia essa alegada ser de uso em caças russos.
      E quanto ao radar AESA quero lhe dizer que nem mesmo o caça Su 35 ou mesmo o PAK FA não tem , na verdade esse radar na versão Russa ainda está em desenvolvimento.
      Segundo tenho conhecimento, o missil Meteor é o único que usa um foguete RAMJET que permite manter sua energia até o limite do alcance, ou seja , mais de 100 km de NEZ.
      Sinceramente não sei o estágio atual de desenvolvimento do R 77, mas sei que os Russo são excelentes em tecnologia de misseis, uma versão ramjet do R77 foi iniciada anos atrás, mas não sei se foi colocada operacional.
      Gostaria que vc me atualizasse sobre esse missil, mas só com versões homologadas, afinal o meteor já é homologado no Gripen c/d.
      Quero também dizer que o Gripen NG terá seu código fonte aberto para o Brasil e poderá também fazer uso do R 77 em suas melhores versões, assim o Brasil queira, já que a Russia também é nossa parceira.

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    3. Nada disso! Não existe essa de versão brasileira. A nomenclatura Gripen E/F é conhecida antes mesmo do Brasil decidir quem ganharia a concorrência.

      Sobre o RCS, é muita especulação entorno disso. E segundo levantamento de uma revista especialista, a FG, você está errado! Ademais, os caças russos podem ver qualquer caça ocidental, mas o contrário não é verdadeiro.

      Bom, até aonde eu sei o PAK-FA T-50, da pré-produção, já terão os novos radares. Aliás, o radar AESA começou a ser testado em agosto de 2012:
      http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2012/08/sukhoi-testa-radar-aesa-no-pak-fa-t-50.html

      De onde você tirou que o Meteor é o único míssil dotado de um motor RAMJET? Cara, o R-77 é o primeiro míssil fazer uso desse motor. Informe-se:
      http://www.ausairpower.net/APA-Rus-BVR-AAM.html

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    4. Companheiro, ficar debatendo nomenclatura de caça é o fim da picada, tanto NG como E/F são aceitas e sim, a versão F bi place somente será feita para o Brasil, procure se informar a respeito.
      Como assim um caça ocidental não consegue ver um caça russo???? vc quer me informar a fonte de tal informaçao, como um caça SU 30 que tem um RCS altissimo não pode ser detectado por um radar AESA de 2 geração??? e que é o mais moderno no momento???? Não existe especulação nenhuma em torno do RCS do Gripen ou do SU 30, é só olhar o tamanho dos 2 e ver quem será detectado primeiro, no caso ambos são tidos como caças de 4 geração e certamente tem tratamentos furtivos semelhantes, qualquer afirmação fora dessa tem que ser informando a fonte, mas até onde eu sei o gripen vê primeiro um Su 30, FATO.
      O radar AESA dos caças russos ainda estão sendo testados cara, não tem nenhum homologado, nem no SU 35 e muito menos no PAK FA, espero que realmente ocorra, pois ao contrário do que vc pensa sou admirador das armas russas, mas não vou afirmar aqui que já estão operacionais, seria uma loucura.
      Fiquei curioso sobre o R 77 ramjet,por favor me informe se já está operacional pois no artigo que vc citou fala claramente do RVV-AE-PD ramjet mostrado na década de 90 e na qual me referi no comentário acima sem no entanto nomear o mesmo. O artigo cita o R77 M RVV Ae PD com 80 milhas de alcance, mas não é claro se está em produção ou operacional, mas se estiver será mais uma opção para o gripen brasileiro.
      Por fim quero dizer que um flanker, seja SU 30 ou 35 não tem apenas maior RCS, tem tb maior assinatura IR pois são maiores e tem maior atrito com o ar e tem 2 motores com suas tubeiras bem expostas, ao contrário do gripen que tem menores dimensões e portanto menor atrito com o ar e apenas 1 motor.
      Na verdade a grande vantagem do SU 30 está na sua capacidade de armas, bem maior que a do gripen.

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    5. E quanto a capacidade super cruise , é claro que serve , basta dizer que um SU 30 para tentar interceptar ou se evadir de um gripen vai ter que usar pós combustor, e ai o consumo de combustível vai lá para cima diminuindo muito o raio de combate do mesmo, já o gripen estará lá tranquilamente em velocidade de cruzeiro supersônica sem pós combustor , lançando seus misseis com uma inercia muito maior e consequentemente maior alcance BVR, simples assim, abraços cordiais.

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    6. Nomenclaturas dizem muito na militaria, então não é o fim da picada. Você cometeu um erro primário ao dizer que a versão brasileira do GRIPEN NG é a versão Gripen E/F, apenas corrigi seu erro.

      Você está em um blog especializado, logo eu sou a fonte. No ocidente, nenhum caça russo pode detectar os caças russos modernos, sejam eles dotados do plasma stealth ou stealth puro. Agora um caça russo, dotado do novo radar, pode detectar qualquer caça no ocidente, stealth ou não. Isso sem contar que o alcance dos novos mísseis russos e o alcance do radar, darão a Rússia a supremacia a aérea, visto que um PAK-FA, por exemplo, poderá detectar um Raptor e abatê-lo sem que esse possa detectá-lo a uma distância segura.

      Procure se informar acerca das novas variantes do Su-27 e do Su-30. Eles, os russos reduziram a assinatura do caça e isso atrelado ao plasma stealth fazem os caças invisíveis aos radares ocidentais. Que o diga o USS Kitty Hawk e o destroier USS Donald Cook.

      Só pra constar, todos os caças, até Su-27 ao Su-35, são “Flankers”, se você não sabe, ou seja, todos são da família Su-27.

      Bom, até aonde eu sei, o radar AESA russo, o qual será usado nos novos caças, já passou pelos testes. Foi homologado quando passou no testes de armas. Na boa, você tem que ler mais meu blog e meus comentários sobre o mundo russo.

      A questão não é que o R-77 com motor ramjet esteja operacional, você disse que o Meteor era o único míssil com esse motor, ledo engano, os russos são pioneiros nisso. Se lhe serve de consolo, sim, está operacional, até escrevi algo sobre.

      Não vem com conversinha... Você falou que o Su-30 não tinha super cruise, provei que você se equivoca.

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    7. Carissimo Sr Michel Medeiros, me chamou atenção o debate entre voce, editor do blog e o anônimo acima, e realmente acho que suas colocações estão erradas, pois não existe nenhum caça SU 30 com capacidade super cruise, radar AESA ou stealth e muito menos armado com missil R 77 ramjet. Veja que li os sites que voce usou para afirmar tais coisas, mas fica claro nestes sites que tanto o radar AESA russo, como o motor que poderá dar a capacidade super cruise aos flankers ainda estão em testes e só serão incorporados talvez em 2020 no caça PAK FA, esse o único caça furtivo ou de 5 geração russo.
      O mesmo vale para o missil R 77 ramjet que ainda não está operacional, quero dizer que nem mesmo na VVS estas tecnologias estão disponíveis em caças SU 30, o que foi o motivo inicial da comparação, ou seja Gripen vs SU 30. No mais quero lhe parabenizar pelo blog, que ao meu ver mostra o outro lado da informação, o que é muito bom para se fazer um contraponto.

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    8. Obrigado pelo elogio e obrigado pelo comentário. Ademais, sugiro que você preste atenção no que as pessoas escrevem para não deturpar o que elas falam.

      Apesar d’eu ter informações que a versão com motor ramjet do R-77 está em operação, não foi isso o tema central da discussão. O cidadão acima disse que só o Meteor tinha motor ramjet, um equivoco, pois foram os russos que idealizaram um míssil assim pela primeira. Foi essa a discussão.

      As referências que usei eram justamente para desmentir o interlocutor, que disse que a Rússia não tinha um míssil com motor ramjet e que o Su-30 não tinha supercruise.

      Os testes do motor do PAK-FA continuam, mas o radar AESA já passou nos testes e o PAK-FA de série terá radar AESA.

      Sobre a capacidade de supercruise dos Flankers, deixo novamente o link. Se você tiver dificuldade com o inglês, peça para alguém traduzir pra você:
      http://www.ausairpower.net/APA-Supercruise.html

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  3. Com relação aos interessados penso na Argentina, Peru e Equador ou Bolivia.

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  4. A compra pela Argentina deve ser considerada fortemente. Os ingleses já estão preocupados com essa possibilidade. Já estão pensando em fortalecer as Ilhas Malvinas que roubaram dos argentinos no final do século XIX.

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