Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Rússia começará a construir seu novo porta-aviões a partir de 2020


Su-33 a bordo do Admiral Kuznetsov

A Rússia começará a construção de novos porta-aviões a partir de 2020, revelou nessa quinta-feira o comandante da Armada Russa, Viktor Chirkov.

Segundo Chirkov, os novos porta-aviões permitirão que Moscou projete seu poder aéreo no exterior.

"No momento, o departamento de construção recebeu a sua tarefa, os documentos estão sendo processados e o dinheiro para o progama de construção (dos porta-aviões) já foi reservado", disse Chirkov.

Se os planos chegarem a uma conclusão, será um benefício importante para a Marinha Russa, que atualmente conta com um único porta-aviões, o Admiral Kuznetsov.

O porta-aviões russo “Admiral Kuznetsov” é o único porta-aviões da classe Admiral Kuznetsov. Seu irmão gêmeo, o Varyag, agora está em mãos chinesas, aguardado findar o seu processo de construção, para servir de plataforma de treinamento para os pilotos chineses. O filho soviético, agora tem uma mãe chinesa, mas nunca participará de uma missão real. Já o seu “irmão maior”, navio insígnia da Marinha Russa, símbolo de poder, não teve uma história fácil. Mudou de nome 3 vezes antes de ser conhecido pelo nome atual. Antes de ser construído, o porta-aviões recebeu o nome de Riga, mas foi para os testes de mar o nome de Leonid Brezhnev, mas terminado os testes de mar passou a ser chamado de Tbilisi.

A classe Admiral Kuznetsov de porta-aviões foi idealizada para ser a mais poderosa do mundo. Também, não era para menos. Para a criação da classe mais poderosa de porta-aviões do mundo, 16 ministérios da então URSS foram envolvidos, sem contar nas mais de 700 empresas que participaram de sua construção.

Para se ter uma ideia da complexidade do projeto, o mesmo pode ser facilmente comparado com a construção da estação espacial soviética “Mir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário