Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Jabhat al-Nusra pode ter usado armas químicas contra soldados de Assad [+18]


Em um vídeo explícito "upado" em vários sites de compartilhamento de vídeos, podemos observar militantes da Frente Al-Nusra mostrando cadáveres de soldados do Exército Árabe Sírio. O vídeo é até "normal" se compararmos com outros que estamos acostumados a ver. No entanto, o vídeo suscita a possibilidade de que os militares da Al-Qaeda utilizaram armas químicas. 

Reportagem: 13e Régiment de Dragons Parachutistes

terça-feira, 29 de abril de 2014

Exército Russo receberá em breve novas minas anti-helicópteros

O Exército Russo receberá em breve modernas minas anti-helicópteros, comunicou no último dia 25 de abril o chefe do Serviço de Engenharia das Forças Armadas, o coronel Alexei Hazov.

Preparam um golpe militar na Ucrânia com o "consentimento" dos EUA

Agentes do Ministério do Interior da Ucrânia passam para o lado da milícia separatista

Batalhão Checheno fracassa em assalto a uma prisão em Aleppo

No dia 14 de fevereiro de 2014, eu informei que um importante comandante do Jabhat Al-Nusra havia sido morto durante um assalto a uma prisão em Aleppo, Síria. Saifullah al-Shishani era comandante do Batalhão Checheno da Al-Qaeda (Junud al-Sham) e foi morto devido a estilhaços de morteiro. Naquela dia eu havia postado um vídeo curto do momento de sua morte, mas agora vazou na rede um vídeo de quase 12 minutos do assalto fracassado. Confira:

domingo, 27 de abril de 2014

Navio de inteligência russo pode ter espionado base de submarinos nucleares da Marinha Americana

Acima o navio SSV-175 Viktor Leonov atracado em Havana, capital de Cuba
Um navio de coleta de dados de inteligência operou próximo a costa leste dos EUA e próximo ao Golfo do México no mês passado, afirmou o Pentágono na última quinta-feira (23).

EUA se prepara para uma guerra na Europa?

Nos últimos dias, houvera um movimentação extraordinária de veículos blindados americanos, os quais sendo transportados de trem rumavam de várias partes dos EUA para os portos. Especialistas afirmam que os tanques serão levados para Europa caso haja uma guerra entre Rússia e Ucrânia.para a Europa. Eles tratam essa mobilização ostensiva como "ameaçadora".

Milícia Popular do Donbass capturou 3 operadores do Grupo "Alfa" do SBU

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Milícia Popular do Donbass capturou vários agentes da inteligência da OTAN

O caça russo de 5ª geração terá um sistema que deixará indefeso qualquer alvo inimigo

Poucos dias depois de um caça-bombardeiros russo Su-24 "Fencer" simular um ataque ao destroier americano USS Donald Cook no Mar Negro, simulação a qual Marinha Russa testou um novo sistema de guerra eletrônica para causar a inoperância dos sistemas desse navio, hoje anunciaram na Rússia que o caça russo de 5ª geração, o T-50, estará dotado de um sistema de guerra eletrônica sem análogos no mundo.

Rússia estaciona tropas em Gukovo (5km da fronteira com a Ucrânia)

Panfletos anti-Rússia lançados em Sloviansk podiam estar envenenados


Segundo a porta-voz dos separatistas em Sloviansk, a senhora Stella Khorosheva, os panfletos anti-Rússia lançados por helicópteros ucranianos em Kramatorks e Sloviansk, podiam ter sido envenenados. Ela chegou a essa conclusão depois que muitas pessoas que tiveram contato com os panfletos ficaram doentes.

Sniper da "Milícia Popular do Donbass" destruiu o helicóptero ucraniano no aeroporto de Kramatorsk

O helicóptero de transporte do tipo Mi-8 que explodiu no aeroporto de Kramatorsk, foi alvejado por um projétil disparado por um atirador da “Milícia Popular do Donbass”, afirmou há pouco o chefe do centro antiterrorista do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, por sua sigla em inglês), Vladimir Krutov.

Mais um vídeo sobre o aparato militar russo em Novoshakhtinsk

Enorme quantidade de veículos blindados russos é filmada em Novoshakhtinsk rumo à Ucrânia

Um helicóptero Mi-8 ucraniano explode no aeroporto de Kramatorsk

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Temendo invasão russa, Ucrânia suspende operação "anti-terrorista" em Slovyansk

Miliciano observa desde uma barricada em Sloviansk
Sob os protestos de Moscou, os líderes de Kiev retomaram a “operação anti-terrorista” no Leste da Ucrânia, em especial na cidade de Slovyansk, cidade onde nasceu a principal milícia separatistas da Região do Donbass.

Preparativos das tropas ucranianas antes de atacarem Slovyansk

Após retomada da "operação anti-terrorista" ucraniana, Rússia move tropas

Líder do "Setor Direito" criar o "Batalhão Especial Donbass" para combater os separatistas no Leste da Ucrânia

Vale libanês se transforma em base de apoio da rebelião síria

Com suas casas de blocos de concreto muitas vezes inacabadas, até pouco tempo atrás Ersal lembrava uma cidade fronteiriça libanesa como tantas outras. Com sua população de 40 mil pessoas, instalada no alto do vale do Beqaa, ela parecia uma massa cinza de ar desolado, dominada pelos cumes pedregosos da cordilheira do Antilíbano que conduzem à Síria.

Porto da Estônia trata os russos com cuidado

Vistas a partir da Estônia, antiga república soviética que conta com um terço de russófonos, a anexação da Crimeia no final de março e as ameaças que pesam sobre o resto da Ucrânia não têm nada de tranquilizador.

Crimeia sofre com rotina dividida entre leis russas e ucranianas

Após a Rússia ter anexado a Crimeia praticamente do dia para a noite, os burocratas russos responsáveis pela emissão de passaportes e autorizações de residência se instalaram no prédio onde antes trabalhavam seus antecessores ucranianos – e onde Roman Nikolayev agora aguarda diariamente para tentar solucionar uma dúvida aparentemente banal.

Brasil e EUA: Uma estranha hostilidade nas Américas


Dois vastos países no mesmo hemisfério, com o mesmo apetite otimista pelo futuro, povoados por imigrantes distantes que mitigaram suas diferenças no mesmo sentido poderoso de nacionalidade, com a mesma dedicação ao governo democrático e à livre empresa, atraídos um pelo outro pelo mesmo apreço mútuo entre seus povos, encontram suas relações em um dos períodos mais baixos.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Exército Ucraniano esta "rachado"


O vídeo mostra a insatisfação da 93ª Brigada Mecanizada do Exército Ucraniano para com os líderes do país. O comando da unidade recebeu a ordem para atirar nos soldados "insatisfeitos".

sábado, 19 de abril de 2014

Novo sistema de guerra eletrônico russo causou a inoperância dos sistemas do destróier americano USS Donald Cook

Sobre a política de possessão de armas na Ucrânia

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Paraquedista desertor ucraniano conta o que o fez mudar de lado

Até pouco tempo ele servia na 25ª Brigada Paraquedista do Exército Ucraniano, também conhecida como 25ª Brigada Separada Paraquedista “Dnipropetrovsk” (25 okrema Dnipropetrovs’ka povitryano-desantna bryhada Sukhoputnykh viys’k Zbroynykh Syl Ukrayiny, em ucraniano transliterado) e cumpria as ordens expressas do comandante-em-chefe (o presidente) das Forças Armadas Ucranianas com a maior satisfação. No entanto, muita coisa mudou em um curto espaço de tempo. Hoje, ele e vários de seus companheiros renegam às Forças Armadas Ucranianas pois não querem conviver com os extremistas do Setor Direito e com mercenários estrangeiros.

A curiosa frase do ministro da Defesa da Rússia sobre a presença das tropas russas na Ucrânia

Agentes do SBU e da Guarda Nacional capturam paraquedistas ucranianos que se renderam aos separatistas em Kramatorsk

Ucrânia: Soldados ucranianos debandam em confronto com milicias em Sergeevka; Veículo de combate de infantaria é avariado

Soldado ucraniano chora pela situação do país

Militantes do ISIL executam 3 caminheiros por serem alauítas (cenas fortes)


Nunca é demais lembrar que os alauítas dominam a política na Síria e são leis ao ditador Assad. Ah, Assad também é alauíta.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Der Spiegel: Setor Direito se prepara para possível invasão russa

Nos arredores de Kiev, há homens deitados no chão com rifles preparados. Por enquanto disparam contra papelão, mas em breve os alvos poderão incluir soldados russos ou separatistas do leste da Ucrânia. As bandeiras pretas e vermelhas dos nacionalistas ucranianos tremulam sobre eles --entre as árvores da área de treinamento militar onde outrora os soviéticos aprendiam a atirar.

Oleksandr Turchynov dissolve a 25ª Brigada Paraquedista

Em uma reunião no Verkhovna Rada (Parlamento Unicameral Ucraniano), o presidente incumbido ucraniano, Oleksandr Turchynov, decidiu dissolver a 25ª Brigada Paraquedista, também conhecida como 25ª Brigada Separada Paraquedista “Dnipropetrovsk” (25 okrema Dnipropetrovs’ka povitryano-desantna bryhada Sukhoputnykh viys’k Zbroynykh Syl Ukrayiny, em ucraniano transliterado), cujos soldados depuseram as armas durante a operação “anti-terrorista”, ontem, no Leste da Ucrânia. Segundo Turchynov, esses militares serão levados à justiça.

Agentes russos foram presos em Chernihiv, Ucrânia

[+18] Nacionalistas ucranianos do "Setor Direito" assassinam um ex-chefe da polícia de Donetsk

quarta-feira, 16 de abril de 2014

BOMBA: Ex-presidente da Ucrânia retornará ao país e conduzirá "remontada"

Viktor Yanukovych (à esq.) e o presidente russo Vladimir Putin
A imprensa russa, citando uma fonte da embaixada da Polônia na Ucrânia, informou que ex-presidente ucraniano,Viktor Yanukovych, retornará à Ucrânia no próximo domingo (20).

Em Kramatorsk, civis foram intimidados pelos soldados ucranianos

Paraquedistas do Spetsnaz GRU estão atuando no leste da Ucrânia, afirma vice-premiê ucraniano

Operadores do 45 opSpN VDV realizam treinamento na Rússia
Sabotadores mascarados russos do 45º Regimento de Reconhecimento Independente da VDV (45 opSpN VDV) estão operando em Sloviansk e Kramatorsk, ambas cidades da região de Donetsk, afirmou ontem (15) o vice-premiê ucraniano, Vitaliy Yarema.

Inteligência ucraniana identifica oficial russo do GRU no leste do país

Milícia Popular de Donbass, pró-Rússia, ataca delegacia em Kramatorsk
O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, por sua sigla em inglês) identificou o chefe do GRU – Inteligência Militar da Rússia – que esta a organizar os grupos separatistas no Leste da Ucrânia. Segundo a inteligência ucraniana, o comandante das tropas especiais russas chama-se Igor Strelkov.

Mídia alemã faz campanha para que tanques soviéticos sejam revolvidos do "Tiergarten"

A Alemanha deve retirar um par de tanques da era soviética de seus respectivos pedestais no Memorial de Guerra Soviético (Tiergarten), em Berlim, próximos ao Portão de Brandemburgo, pelo menos é o que acha os jornais alemães B.Z. e Bild.

Ucrânia: Chefe do SBU foi contrato pela CIA, diz ex-diretor da agência de inteligência ucraniana

Valentyn Oleksandrovych Nalyvaichenko
O atual chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, por sua sigla em inglês), Valentyn Oleksandrovych Nalyvaichenko, foi recrutado pela Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA, por sua sigla em inglês) há vários anos atrás, afirmou recentemente o ex-chefe do SBU, o major-general Oleksandr Grigorovich Yakymenko.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Coronel russo pode estar por trás dos distúrbios na região de Donetsk

Vazou um vídeo no Youtube de um homem afirmando que ele é um coronel do Exército Russo e que ele é um dos “arquitetos” da inquietação popular no leste da Ucrânia. O vídeo foi gravado logo após a tomada de uma delegacia na cidade ucraniana de Gorlovka. De acordo com a mídia ucraniana esse homem é realmente russo, porém não sabem se ele é militar. Ele residente de Simferopol, capital da Crimeia.

Milícia Popular de Donbass toma prédio da polícia ucraniana em Kramatorsk

A Milícia Popular do Donbass foi criada por partidários pró-Rússia na região ucraniana de Donets Basin. Aparentemente ele fora criada pelo povo dessa região. No entanto, por esse vídeo podemos perceber que os homens armados se comportam semelhantemente como os integrantes das Spetsnaz russas.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Polícia sueca invade estaleiro Kockums, agora em poder de alemães

Policias militares, juntamente com representantes da Defence Materiel Administration (Försvarets materielverk - FMV) da Suécia, invadiram nesta sexta-feira (11) o estaleiro Kockums, em Malmö. Segundo o jornal Blekinge Läns Tidning, o objetivo da operação policial era impedir que avançada tecnologia, pertencente à FMV, deixasse a Suécia.

Rússia vs Ucrânia: Quem depende de quem?

Há alguns dias atrás, a estatal ucraniana Ukroboronprom informou que a Ucrânia não iria mais ter uma cooperação técnico-militar com a Rússia, uma vez que esse último invadiu, ocupou e anexou a Crimeia.

Tupolev finaliza desenho do novo bombardeiro russo (Programa PAK-DA)

Um Tupolev Tu-160 "Blackjack"; Os russos chamam a aeronave carinhosamente de "White Swan" (Cisne Branco);  Ele é o bombardeiro mais moderno da Força Aérea Russa atualmente
Dando seguimento com o programa PAK-DA (perspektivnyi aviatsionnyi kompleks dal'ney aviatsii), a companhia aeronáutica russa Tupolev completou o desenho do novo bombardeiro russo, assim revelou o diretor-geral da empresa JSC United Aircraft Corporation (UAC), o senhor Mikhail Pogosyan.

Primeiro vídeo do APC "Tupi"

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Avibras "Tupi" é irmão do francês "SHERPA"

Vocês souberam em outro post que a empresa Avibras, em conjunto com a empresa francesa Renault Trucks, desenvolveram a viatura blindada Tupi, que na verdade é a versão brasileira do veículo blindado de transporte de tropas francês "SHERPA".

Marinha Americana apresenta "arma futurista" para a mídia

Avibras apresenta novo veículo militar em Jacareí

Grupo apresentou hoje o 'Tupi', viatura multitarefa que pode ser empregada como ambulância e para transporte de tropa

Tupi
A Avibras Aeroespacial S/A apresentou hoje, na sua unidade de Jacareí, o Tupi, veículo blindado leve, de 8 toneladas para emprego militar.

Em exercício na Noruega, soldados britânicos não quiseram sair do quartel em razão do frio

Soldado britânico treina na noruega 
Essa é para quem gosta de Forças Especiais. No vídeo que deixarei no final desse texto, vocês poderão ver mais um salto dos paraquedistas russos no Ártico. Bom, isso será rotineiro daqui em diante, porém gostaria repassar uma informação que eu recebi de uma fonte que tenho lá na Rússia:

Caças sauditas estão sobrevoando Israel para proteger o envio de armas para os rebeldes sírios

Parece que os países do Golfo já não se envergonham de colaborar abertamente com o governo israelense no que concerne a Síria.

Em meio a desentendimentos, relações entre EUA e Índia esfriam

Quando o presidente Barack Obama visitou a Índia em 2010, definiu a relação do país com os Estados Unidos, que se tornava mais calorosa,  como "a parceria definidora do século 21".

Como silenciar a direita israelense

Sheldon Adelson 
No mês passado, o bilionário americano Sheldon Adelson comprou um pequeno jornal religioso de direita em Israel, o "Makor Rishon", por 17 milhões de shekels, cerca de US$ 5 milhões. Ao fazer isso, Adelson agora não é apenas um importante agente na cena jornalística de direita de Israel: ele é o único grande agente. Isso pode ser uma boa notícia para o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o político favorito de Adelson. Mas é uma má notícia para a esfera pública de Israel.

Ministro estoniano diz não temer tensões de minoria russa no país

Jevgeni Ossinovski
Jevgeni Ossinovski, o único membro da minoria russa servindo como ministro no governo da Estônia, diz não temer que Vladimir Putin tente uma repetição da Crimeia no Báltico. Segundo ele, a minoria russa da Estônia está firmemente ancorada na Europa.

Lituânia, Letônia e Estônia, todos membros da União Europeia desde 2004, também contam com populações de etnia russa consideráveis. Em muitas cidades, como Narva, na Estônia, elas até mesmo são a maioria.

Mesmo assim, Jevgeni Ossinovski não acredita que os russos do Báltico querem estar sob domínio de Vladimir Putin. O ministro da Educação e Pesquisa de 28 anos, nomeado no mês passado, é o primeiro membro da minoria russa a se juntar ao governo estoniano nos últimos 12 anos.

Ossinovski falou com a "Spiegel" sobre a minoria russa de seu país no contexto da crise na Crimeia, e as preocupações de que o presidente russo possa buscar desestabilizar a região báltica.

Rússia briga por influência, não por território, dizem analistas

As manifestações separatistas ocorrendo no leste da Ucrânia aumentaram os temores de uma invasão ao estilo da Crimeia pelos 40 mil soldados russos posicionados na fronteira russa.

Entre pressões de Putin e da Otan, Merkel considera suas opções

Na reunião da última segunda-feira (31) entre os líderes da União Democrática Cristã (CDU) em Berlim, Angela Merkel falou extensivamente sobre guerra e paz, incluindo uma análise detalhada sobre a crise na Ucrânia.

Crise na Ucrânia faz Alemanha rever sua política militar

Quando a Guerra Fria acabou, militares ocidentais passaram a dar menos atenção à dissuasão militar na Europa. Como consequência, a crise na Ucrânia pegou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de surpresa, num momento em que a organização se apressa para encontrar uma resposta adequada à Rússia. E a Alemanha tem se mostrado relutante em colaborar.

'Espionagem dos EUA é prática sem limites', diz ministro alemão

Thomas de Maizière
O ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, 60, alertou em entrevista à 'Spiegel' que a espionagem norte-americana se transformou em uma prática "sem limites". Maizière também expressou tristeza pelo fato de os índices de aprovação dos Estados Unidos terem despencado na Alemanha.

Prisões da polícia russa

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Chancelaria russa alerta a Ucrânia sobre a proliferação de mísseis de longo alcance

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia alertou, ontem (08/04), a Ucrânia que não ouse vender tecnologias para a criação ou fabricação de mísseis de longo alcance, acrescentando que o governo daquele país é ilegítimo, porém necessita ter responsabilidade no cenário mundial.

Euromaidan: Mercenários georgianos dispararam contra civis na Ucrânia

Segundo o site georgiano Gruzinform, o general reformado do Exército Georgiano Tristan Tsitelashvili, os atiradores que atiraram nos manifestantes na Praça Maidan, Ucrânia, não eram ucranianos das forças de segurança, mas na verdade mercenários georgianos.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Rússia cria "Spetsnaz" para operar somente no exterior

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Russas, o general Valery Gerasimov, revelou recentemente que a Rússia criou uma nova unidade de elite (Spetsnaz), a qual será especializada em realizar missões no exterior.

Rússia tem planos de guerra contra a Suécia, afirma chefe da contra-inteligência sueca

Segundo a inteligência sueca, a Rússia aumentou a espionagem no país escandinavo e, inclusive, tem planos de guerra contra o país.

Marinha Russa receberá mais de 10 submarinos nucleares de ataque modernizados até 2020

Um submarino nuclear no estaleiro Zvyozdochka
Mais de 10 submarinos nucleares multifuncionais serão incorporados à Marinha Russa até 2020, afirmou hoje o comandante da Marinha Russa, o vice-almirante Viktor Chirkov.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O enigmático outdoor de Gaza

Um outdoor em Gaza esta causando muita discussão na Palestina, isso porque no mesmo aparecem 5 pessoas: Khaled Mashal, “presidente político” do Hamas; Recep Tayyip Erdoğan, primeiro-ministro da Turquia; O Sheikh Hamad bin Khalifa Al Than, Emir do Catar; Tamim bin Hamad Al Thani, filho do último citado e sucessor do trono no Catar; E Ismail Abdel Salam Ahmed Haniyeh, também um dos líderes do Hamas.

domingo, 6 de abril de 2014

Ucrânia e o perigo da proliferação de mísseis balísticos

SS-18 Satan
O caos e a falência que se encontra a Ucrânia, país que herdou da URSS uma poderosa indústria bélica, põe em perigo o regime de proliferação de tecnologia de mísseis balísticos.

sábado, 5 de abril de 2014

Sobre o perigo da privatização ou venda de uma empresa estratégica de um país

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Iron Dome falha em Israel e general iraniano zomba do fato

Uma soldado israelense protege uma bateria do Iron Dome em Eliat
Inúmeros moradores de Eilat, Israel, relataram sons de explosões por volta das 07:30 do horário local da última na terça-feira, aparentemente causadas pela ativação indevida do sistema de mísseis antiaéreos Iron Dome.

Franceses suspendam o desenvolvimento conjunto com os russos do BMP "Atom"

BMP "ATOM"
A empresa francesa Renault Trucks Defence anunciou a suspensão de um projeto conjunto com a Rússia para o desenvolvimento do veículo de combate de infantaria “Atom”. A razão para isso foi a anexação da Crimeia pela Rússia.

Marinha Americana não comprará mais Tomahawks a partir de 2016

No início deste mês, a Marinha os EUA anunciou que vai parar de comprar mísseis de cruzeiro Tomahawk no ano de 2016 e buscará um substituo para o citado em até 10 anos.

Por causa da Rússia, Suécia pode compra mais 10 Gripen E adicionais

O governo sueco, que um dia relutou em comprar a nova geração do caça Gripen, agora pretende adquirir até 70 Gripen E, 10 a mais que o previsto.

Suécia deverá emprestar dez caças ao Brasil até chegada dos novos Gripen NG

A Suécia deverá emprestar ao Brasil dez caças Gripen modelo C/D até que as primeiras unidades da versão mais nova do avião comecem a ser entregues pela fabricante da aeronave (Saab) à Força Aérea Brasileira (FAB).

quinta-feira, 3 de abril de 2014

[VÍDEO] Testes estatais do sistema de defesa de costa Bal-E (2004)

Brasil assina acordos de cooperação e dá prosseguimento à compra dos caças suecos

O Brasil deu hoje um importante passo para a concretização do processo de compra dos 36 caças Gripen NG para sua Força Aérea. O país assinou dois acordos considerados indispensáveis para o prosseguimento das negociações com a Suécia, nação que produz os aviões.

'É uma vergonha para nós', diz ex-diretor da NSA sobre espionagem

Michael Hayden
Em entrevista à Spiegel, o ex-diretor da NSA Michael Hayden, 69, discutiu as revelações sobre a espionagem dos EUA sobre a Alemanha tornadas públicas pelos documentos que vazaram por meio de Edward Snowden, a vigilância de líderes alemães e as tensões entre Berlim e Washington. Michael Hayden, 69, atuou como diretor da Agência Nacional de Segurança de 1999 a 2005. Depois de deixar a NSA, ele serviu como diretor da CIA de 2006 a 2009. Hoje ele é sócio da firma de consultoria Chertoff Group em Washington, DC. A Spiegel recentemente conversou com o ex-general da Força Aérea em Washington para uma entrevista ampla sobre as revelações do arquivo do ex-contratado da NSA Edward Snowden, inclusive sobre as alegações de que a agência de inteligência espionava o telefone celular da chanceler alemã Angela Merkel, que foram motivo de tensões transatlânticas significativas.