Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Helicópteros e sistemas anti-aéreos russos têm boas oportunidades no mercado brasileiro

Na foto, um helicóptero de ataque Mi-35M
Moscou ultimamente tem intensificado a promoção de seus armamentos no mercado brasileiro e outros países da América Latina. Os sistemas anti-aéreos e os helicópteros são os equipamentos mais difundidos pelo país.

“Particularmente, estamos negociando com o Brasil a entrega de uma segunda remessa de helicópteros pesados Mi-35M, sistemas anti-aéreo de curto alcance Tor-M2E, assim como satélites comerciais”, disse Igor Korotchenko, chefe do Centro de Análises do Comércio Mundial de Armas.

Korotchenko recorda que o contrato para o fornecimento de 12 helicópteros Mi-35M ao Brasil foi consolidado em novembro de 2008, durante uma visita do presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, à América Latina. Até o momento, a Rússia entregou 6 helicópteros Mi-35M e completará o fornecimento (de mais 6 helicópteros) até o fim de 2011. O contrato em sua totalidade ficou na casa dos US$ 150 milhões.

Korotchenko também crer que os sistemas anti-aéreos tem boas oportunidades no mercado brasileiro. De momento, a defesa anti-aérea do Brasil conta com caças da Força Aérea nacional, com cerca de 200 sistemas de artilharia anti-aérea de 35mm e 40mm, ambos fabricados nos anos 50 do século passado, e também conta com cerca de 100 sistemas de mísseis anti-aéreos portáteis do tipo Igla e Mistral de fabricação russa e francesa respectivamente.

Desde 2009 o Rússia e Brasil negociam a entrega de sistemas anti-aéreos russos Tor-M2E. Más, no momento, o país sul-americano necessita de fundos necessário para a sua aquisição, diz Korotchenko. Durante a LAAD 2011, a Rússia deverá usar dados secretos do sistema anti-aéreo para mostrar as autoridades brasileiras. Segundo Korotchenko o sistema é o melhor de sua categoria e o que tem o melhor preço.

Uma importante notícia fornecida por Korotchenko, é que a Rússia está disposta a conceder ao Brasil a licença e a tecnologia para produção do sistema Igla e não descarta a venda ao Brasil de sistemas anti-aéreos de médio e de longo alcance.

Voltando a falar dos helicópteros, a Rússia tem boas oportunidades nesse aspecto. Durante a LAAD 2011, a delegação russa irá promover os helicópteros de ataque do país, bem como o helicóptero pesado de transporte Mi-26.

A Rússia também estuda a possibilidade de fornecer ao Brasil os helicópteros civis e já tem assinado contratos para entrega de helicópteros Mi-171A1 e Ka-32A11VS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário