A 66ª Parada do Dia da Vitória na Rússia não está longe, falta pouco mais de um mês. Entretanto, a Rússia já começou os preparativos para a Grande Parada.
Minhas fontes na Rússia já haviam me informado que desde do fim de fevereiro tropas russas já ensaiavam seus movimentos para a parada. Vi fotos de veículos blindados, do pessoal e até mesmo de plataformas moveis dos mísseis Topol na Praça Vermelha.
A cerimônia do ano passado durou 72 minutos, participaram 10.500 soldados russos e cerca de mil representando os Estados da pós-soviética Comunidade dos Estados Independentes, assim como dos Estados Unidos, da Alemanha, do Reino Unido, da França e da Polônia.
Foi a primeira vez que tropas de países da Otan desfilam na parada militar, a poucos metros das muralhas do Kremlin.
Além disso, circularam sobre a Praça Vermelha 159 veículos militares, entre carros de combate, blindados, peças de artilharia auto-propulsadas, sistemas antiaéreos e plataformas com mísseis.
Abriram passagem nove lendários tanques T-34 e foram exibidos também foguetes tático-operacionais Iskander-M, sistemas de defesa aérea com mísseis S-300 e S-400, plataformas de lançamento múltiplas de foguetes Smerch e plataformas móveis com mísseis balísticos intercontinentais Topol-M, a arma mais temível do arsenal russo.
A parada foi fechada por orquestras militares dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Rússia.
Participaram da cerimônia três mil veteranos, cerca de 200 procedentes de outros 24 países.
Entre os líderes estrangeiros presentes estavam a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente israelense, Shimon Peres e o presidente chinês, Hu Jintao.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Informante!
ResponderExcluirObrigado pelos vídeos que também têm inglês. Na verdade eu havia baixado o vídeo do desfile em russo somente. Se me permite divulgar o link para quem quiser baixar, aí vai:
http://gfx4vn.softarchive.net/military_parade_dedicated_to_the_th_anniversary_of_victory_satrip.261406.html
obs: somente os servidores fileserve funcionam.
abs
Jimmy