O Ministério da Defesa da Rússia cancelou o quarto e último lançamento de míssil Bulava, lançamento esse que estava previsto para a data de hoje, 28 de novembro, revelou uma fonte ministerial à agência de notícias russa RIA Novosti.
“O último lançamento de Bulava acabou será adiado para uma data ainda desconhecida”, disse a fonte.
Anteriormente, o Ministério da Defesa da Rússia tinha programado para o dia 28 de novembro o lançamento simultâneo de dois mísseis balísticos intercontinentais de uso naval Bulava. O lançamento seria levado a cabo do submarino nuclear K-535 Yuriy Dolgorukiy, o qual poderia ser incorporado à Armada Russa depois do teste. O Bulava tinha grandes chances de ser incorporado ao serviço ativo caso o lançamento fosse um sucesso.
Até o momento foram efetuados 17 lançamentos do Bulava, dos quais, 10 foram exitosos. O mais recente lançamento de Bulava aconteceu na data de 28 de outubro deste ano.
O míssil intercontinental R-30 3M30 Bulava-30 (RSM-56 na classificação OTAN), é um foguete de três fases instalados em submarinos e de propelente sólido (nas primeiras etapas) e líquido (na terceira etapa). É lançado de um tubo na vertical.
O míssil tem alcance de 8.000 km e pode portar de 6 a 10 cabeças de guerra nucleares, hipersônica independentes, de 100 a 150 kilotons. Cada ogiva é capaz de modificar sua trajetória de vôo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário