Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mais 12 espiões americanos são capturados no Irã

Parviz Sorouri

As agências de inteligências iranianas prenderam mais 12 espiões americanos que prestavam serviço à CIA, revelou hoje o chefe do subcomitê para a Segurança Nacional do parlamento iraniano, Parviz Sorouri.

Sorouri afirmou que os espiões presos pretendiam atentar, apoiados por Israel, contra a segurança, o potencial militar e o programa nuclear da República Islâmica. No entanto, Sorouri não quis revelar onde e como, bem como a nacionalidade dos espiões.

Ontem revelados que algumas dezenas de agentes da CIA foram presos no Líbano e no Irã e que governo americano teme que os espiões sejam executados, algo muito comum naquela parte do mundo.

Os funcionários americanos confirmaram a informação difundida pelo Irã e pelo Hizbollah sobre a descoberta das redes de espionagem. “A CIA agora está as cegas acerca do Hizbollah”, admitiu um dos funcionários americanos.

Em junho passado, o secretário-geral do Hizbollah, o Sheik Hassan Nasrallah, declarou que ao menos dois espiões da CIA, infiltrados nas fileiras do Hizbollah, tinha sidos descobertos. Mais tardes, as autoridades americanos negaram tal fato, mas fontes ligadas a CIA reconheceu que a rede de espionagem no Líbano havia sido descoberta.

Aparentemente, a derrocada das redes de espionagem americanas no Líbano e Irã aconteceu em momentos distintos.

Entre as causas do fracasso americano, israelense e britânico, está a negligência da CIA durante o estabelecimento da comunicação com seus agentes e subestima do trabalho paciente e minucioso da contra-inteligência local.

Há de se destacar também que os americanos, britânicos e israelenses, firmaram redes de espionagem no Irã com a ajuda dos serviços secretos dos países vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário