Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

AIEA assegura que especialistas estrangeiros forneceram informações uteis ao Irã para a fabricação de armas nucleares

Usina nuclear de Bushehr
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tem informações de que especialistas estrangeiros forneceram ao Irã informação útil para a fabricação de armas nucleares, afirmou na data de hoje o jornal americano Washington Post.

De acordo com o jornal, a AIEA conta com dados da inteligência de países não identificados que asseguram que durantes anos, um especialistas russo, consultou homólogos iranianos sobre o desenvolvimento de espoletas que se usam em ogivas nucleares para iniciar reações de fissão na carga nuclear.

Estados Unidos, Inglaterra e França solicitaram uma pronta revelação desta informação para que seja discutida na próxima rodada de sensações contra o Irã no Conselho de Segurança da ONU.

Não obstante, Rússia e China pediram aos países para não cair em armações sem fundamentos e convidaram os países a manter a cautela.

O ministro das Relações Exteriores do Irã e ex-chefe da Agência de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, disse que “vamos ver o que acontece depois desse novo relatório.

Salehi reintegrou que a AIEA se guia por idéias políticas pré-concebidas em análises do programa nuclear iraniano e que a agência está “pressionada pelos governos estrangeiros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário