An-70 |
A Rússia irá comprar 70 aeronaves propfans de transporte tático de origem ucraniana Antonov An-70 quando a Ucrânia corrigir todas as falhas de projeto indicadas por especialistas, disse o comandante da Força Aérea Russa, o major-general Viktor Bogdanov.
“A parte ucraniana prometeu terminar o trabalho restante no avião (An-70) em um futuro próximo”, disse Bogdanov.
“Nós definitivamente compraremos a aeronave”, disse Bogdanov, acrescentando que os desentendimento anteriores sobre a aquisição haviam acontecido em face das falhas de projeto do avião, as quais a Ucrânia prometeu corrigir em conformidade com as exigências russas.
O avião ucraniano An-70 é construído em conjunto com a Rússia, o qual está em desenvolvimento desde 1994. O projeto é cheio de conturbações e o ápice do desentendimento entre russos e ucranianos aconteceu quando o primeiro protótipo foi destruído em uma colisão no ar com um Antonov An-72 no seu quarto voo de teste, em 10 de fevereiro de 1995. O segundo protótipo do An-70 também sofreu um grave acidente em janeiro de 2001. O mesmo alçou voo para teste de frio em Omsk, capital da província russa de Omsk, logo após a decolagem dois motores Progress D-27 apagaram e aeronave teve que fazer um pouso (de barriga) forçado.
O An-70 será capaz de transportar cargas militares de 35 a 47 toneladas a uma distância de 3.000-5.000 km. Também poderá ser usado com aeronave de assalto aéreo (com até 300 homens) ou avião sanitário de evacuação (com mais de 200 feridos). Sua velocidade de cruzeiro alcança 750 km/h. Os sistemas de bordo permitem pousar o An-70 em aeródromos que carecem de equipamentos especiais em terra, tanto em pista de concreto como de terra de 600-700 metros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário