T-72B1V |
A Rússia concluiu em março de 2012 a entrega de 92 tanques T-72B1V modernizados, sistemas de artilharia de foguetes múltiplos do tipo Smerch e outros equipamentos militares para a Venezuela pela bagatela de US$ 2,2 bilhões. Essas aquisições são parte de outro empréstimo concedido pela Rússia em 2010.
Hoje em dia a Venezuela um dos maiores importadores de armas russas. Entre 2005 e 2007, Caracas comprou US$ 4 bilhões em armas da Rússia, armas essas que vão desde caças de combate, helicópteros e armas leves.
O Informante comenta a notícia:
É muito comum alguém ver notícias da Venezuela e sair fazendo comparações com o Brasil. Sabendo que o povo tende a criticar o Brasil ao ver notícias como essas, eu gostaria de deixar claro que a série T-72 é uma a série de tanque da Rússia mais criticada. Reconheço que essa série tem suas vantagens, como por exemplo, a manobrabilidade, mas essa série jamais esteve nivelada com os análogos ocidentais. Essa série tem muito mais desvantagem do que vantagens. Talvez a maior virtude dessa versão comprada pela Venezuela, está na capacidade do tanque disparar ATGMs.
Informante, para vc esse T-72 é melhor ou pior que aquele Osório que o Brasil fabricou e aposentou? Por ex qual seria melhor voltar a produzir o Osório ou investir em T-72?
ResponderExcluirAmigo, sem comparações. O Osório se foi! Hoje as versões mais modernas do T-72 são muito superiores ao tanque brasileiro. A começar que esses tanques podem disparar mísseis guiados, coisa que o Osório não poderia. Eu não investiria no Osório e não compararia o T-72, mesmo que fosse uma versão moderna. Eu criaria um novo tanque, com características furtivas ou compraria Leopard 2A6 ou A7, ou compraria o ótimo blindado francês Leclerc.
ExcluirEsse T-72B1V tem blindagem reativa ela é forte o bastante para aguentar as munições modernas??
ResponderExcluirNem mesmo os mais modernos tanques podem aguentar as mais modernas munições. A blindagem russa é um tanto quanto antiquada. A blindagem russa hoje é inferior a blindagem ocidental. Não é a toa que os russos fizeram um acordo nesse sentido com a Alemanha de repasse de tecnologia. A Alemanha, diga-se de passagem, é o país que tem as melhores blindagens do mundo.
ExcluirQuem sabe se as munições-flecha (APFSDS-T) e os mísseis do T-90 possam perfurar a blindagem do tão badalado tanque M1A1 dos USA.
ResponderExcluirHoje em dia se um tanque acertar o outro primeiro, esse tanque que foi acertado será colocado fora de combate.
ExcluirQual o melhor tanque para você nos dias de hoje Leopard 2, Merkava,Leclerc,chalenger, T-90 ou o M1A1?
ResponderExcluirGabriel Ventura
Merkava IV? Esse tanque só coleciona fracassos, por que é mencionado?
ExcluirNão há tanque de batalha superior ao Leopard 2A6.
o t90 russo, por ter melhor tecnologia embarcada.
Excluirue em outra postagem vc falou que o leopard 2a6 n conseguiria nem chegar perto o suficente para disparar pois o t90 tem um alcance superios
ExcluirEu não disse isso, quem disse isso foram os russos. Em tecnologia e proteção, o Leopard 2A6 é superior ao T-90A sim.
ExcluirQue tolice.
ResponderExcluirSe a blindagem mais moderna não é capaz de resistir á mais avançada das munições, então o tanque só ia precisar de um canhão que disparasse tal projétil e pronto; Leopard 2 ,challenger 2 , t90 , m1 abrams e outros mais modernos não seriam tão diferentes assim dos amx30 ,dos m60, dos leopard 1 e de outros mais velhos,já que venceria é quem desse o primeiro tiro
São muito diferentes sim, você que é incapaz de ver isso. Ademais, os tanques modernos podem fazer frente as mais modernas ameaças sim. Um tanque com blindagem reativa e ativa é uma grande arma no TO.
Excluir