Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vasily Kononov: Nota de falecimento

Morreu no último dia 1º de abril, Vasily Kononov, ex-combatente soviético e herói de batalhas da Segunda Guerra Mundial. O veterano de 88 anos de idade morreu de uma doença oncológica.

Kononov, que lutou contra os nazistas em sua Letônia como combatente do movimento de resistência, foi processado em 1991 e assim permaneceu por vários nos depois que um promotor lhe acusara de crimes de guerra.

Kononov, que recebeu várias ordens e muitas medalhas, entre elas a Ordem de Lênin por sua valentia durante os combates contra os nazistas, exerceu depois da guerra o cargo de chefe do Departamento de Polícia de Transporte da Letônia.

O governo da Letônia tratou Kononov como um criminoso de guerra. Desde 1998, o veterano foi julgado seis vezes e passou dois anos na prisão. Desde 2000 Kononov passou a ter a cidadania russa, que adquiriu por decreto do então presidente Vladmir Putin, mas continuou a viver em Riga, capital da Letônia.

Em 2008 foi proclamada ilegal a sentença do tribunal letão contra Kononov e já que violava a Convenção Européia dos Direitos Humanos. Em maio passado, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, atendeu a apelação da Letônia e declarou legais as acusações desde país contra o ex-combatente anti-fascista.

No entanto, a Rússia sempre defendeu o bom nome de Kononov e qualificou o processo aberto contra o ancição veterano como uma “caça as bruxas”. “O Kremlin continuará dando o necessário e assistência na luta contra a injustiça”, disse Vladmir Putin.

A Rússia considera Kononov um herói de guerra contra a Alemanha Nazista e seguirá lutando pela reabilitação do veterano mesmo depois de sua morte, declarou no mesmo dia 1º de abril ao advogado de Kononov, Mikhail Yoffe.

Como a morte de Kononov, o presidente russo Dmitri Medvedev, expressou suas sinceras condolências aos familiares e amigos do veterano.

“Nos anos de Grande Guerra Patriótica, Vasily Kononov lutou de maneira abnegada contra os invasores fascistas”, dizia Dmitri Medvedev em um telegrama a família de Kononov. “Toda sua vida manteve a fidelidade e a confraternidade de armas, defendendo a verdade sobre os acontecimentos daqueles anos”, ressalta o mandatário russo.

Vasily Kononov foi enterrado na capital Riga, onde nasceu e viveu a maior parte de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário