Na foto, o PAK-FA T-50 levanta vôo pela primeira vez na data de 29 de janeiro de 2010 |
“É um fator desalentador (em referência aos avanços russos e chineses)”, expressou o tenente-general, Herbert Carlisle, junto ao Comitê de Serviços Armados do Senado norte-americano. Carlisle integra o Departamento de Operações, Planos e Requerimentos.
O relatório de Carlisle, fazia referência ao desenvolvimento dos caças multifuncionais de 5ª geração que Rússia e China está desenvolvendo. Nunca é demais lembrar que o caça russo leva a nomenclatura de Sukhoi PAK-FA T-50 e o caça chinês é conhecido como Chengdu J-XX.
“Creio que no momento estamos adiantados com relação aos demais, mas me parece que nossa vantagem durará menos tempo do que o previsto”, disse Carlisle.
Carlisle adiantou que os EUA trabalham na tecnologia furtiva desde o final dos anos 70, quando a Força Aérea Americana, tempo esse que fora desenvolvido o caça F-117 Nighthawk, agora retirado do serviço ativo.
No entanto, Carlisle advertiu que tanto Rússia, como China, serão capazes de desenvolver esses caças da noite para o dia. Mas parece que Carlisle se esquece que a Rússia vem trabalhando na tecnologia furtiva anos a fio e que se hoje existe caças furtivos, isso se deve aos trabalhos do físico soviético Petr Ufimtsev. Por falar em soviéticos, existe um post nesse mesmo blog, de nome “Rússia Invisível: A caçada ao invisível”, que exibi um documentário em russo, com tradução para o inglês, que fala um pouco da tecnologia furtiva russa. Os estudos e experiências soviéticas remontam os estudos e experiências americanos. O documentário traz uma entrevista com Petr Ufimtsev, nada mais, nada menos que o pai das aeronaves furtivas americanas (F-117 Nighthawk e B-2 Spirit).
“É muito difícil desenvolver estas coisas”, afirmou Carlisle ao recordar das dificuldades que os EUA tiveram para materializar os projetos das aeronaves furtivas B-2 Spirit, F-22 Raptor e F-35 Joint Strike Fighter.
daqui a pouco aparece algum "especialista" e diz:"so usamericanu e que tem aviao invisiver,isso e propaganda enganosa!"
ResponderExcluirSr. Heberapadre ( esta rebaixado)poderia me informar o que é "soko galeb" que o Sr. postou no post "Força aérea líbia poderá ser o triunfo de Gaddafi" não entendi, desculpe a minha ignorância!
ResponderExcluire um aviao muito parecido com o xavante que foi fabricado sob licenca na embraer.
ResponderExcluirele foi fabricado na ex-iuguslavia,procura no google por soko galeb.