Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sábado, 21 de maio de 2011

Se estivesse vivo, Andrei Sakharov, pai da bomba de hidrogênio soviética, completaria hoje 90 anos

Andrei Sakharov
O homem que inventou a bomba de hidrogênio é o mesmo que anos depois recebeu o prêmio Nobel da Paz. A vida de Andrei Dmitrievich Sakharov, como costumam dizer os gênios, era cheia de paradoxos. Famoso como cientista soviético, mas também conhecido como dissidente. Nesse sábado ele completaria 90 anos, caso estivesse vivo.

Nos princípios da Guerra Fria, período conhecido pela corrida armamentista entre EUA e URSS, Sakharov cria que os norte-americanos não deviam ter o monopólio das armas nucleares. Seus trabalhos conduziram o seu país a ser o segundo país a deter um arsenal atômico.

Boris Altshuler, colega de Sakharov, comenta: “Podemos dizer que isso determinou o destino da humanidade. Não tivemos uma Terceira Guerra Mundial. Assim foi melhor, porque desta maneira se restabeleceu o equilíbrio.”

Num primeiro momento, Sakharov estava convencido da importância de seu trabalho aplicado no desenvolvimento de armas nucleares. Mas mesmo assim tinhas noção das implicações reais de sua descoberta. Um teste da bomba nuclear de hidrogênio, em 1955, em que morreu uma criança e um soldado fez Sakharov mudar totalmente sua postura acerca das armas nuclares. Durante a década de 60, Sakharov começou a protestar ativamente contra a proliferação das armas atômicas e experiência nucleares.

Embora fosse o cientista socialista mais famoso, ao alcançar a maturidade, começou a promulgar idéias quase impossiveis para a URSS. Por exemplo, ele dizia que a “úncia maneira de alcançar a paz” era “a reconcialiação do comunismo e do capitalismo”. Já por essa época, regularmente escrevia sobre as liberdades individuais e os direitos humanos. Em 1971, dirigiu-se diretamente ao governo da URSS, propondo que se fossem libertos todos os presos políticos, que acabassem com a restrição dos soviéticos de viajar à outros países estrangeiros, junto com outras muito valentes para o seu tempo.

Em 1975, Sakharov recebeu o prêmio Nobel da Paz por sua luta em favor dos direitos humanos, a limitação dos arsenais bélicos e a cooperação com outras nações.

Quando em 1979 e 1980, depois de fazer várias ocupaçãoes contra a entra das tropas soviéticas no Afeganistão, foi preso. Sakharov junto com sua mulher foi enviado a uma cidade pequena de Gorki, com a absoluta proibição de sair dalí.

Mas isso não fez cessar a luta de Sakharov, que continuava a apoiar os presos políticos da URSS e exigindo a abolição da pena de morte em todo o país. Apesar da repressão do governo, não cessava em hipotese açguma o ativismo. Somente em 1986, Sakharov foi liberado do exilio; E nos três anos que antecederam sua morte, seguiu trabalhando para mostrar ao povo que era possivel viver em mundo mais justo e unido.

Um comentário: