Beriev Be-2500 Neptun, o futuro ekranoplano russo |
“Em outubro, teremos apresentado ao governo um conceito visa criar ekranoplanos de nova geração que permitam a nosso país obter efeito econômico e preservar a primazia global nesta matéria”, afirmou Platonov.
Se aprovado este plano, será desenvolvido uma gama de aeronaves capazes de deslocar 50, 100 e 600 toneladas. “Estou falando do curto prazo, em 4 ou 5 anos teremos os protótipos prontos e antes de 2020 teremos passado para construção dos ekranoplanos, cuja o deslocamento será entre 2.000 e 3.000 toneladas.
Platonov recordou que sua empresa nos tempos de URSS desenhou o ekranoplano de assalto Lun, que deslocava 400 toneladas e estava equipado com mísseis de cruzeiro Moskit, assim como a aeronave de desembarque e resgate Orlionok, com deslocamento de 20 toneladas.
Essas máquinas alcançavam a velocidade de 400-600 km/h. São equipamentos inigualáveis em todo o mundo, enfatizou Platonov e afirmou que os americanos levaram 10 anos tentando, sem sucesso, criar um protótipo similar.
A carga útil de um ekranoplano chega a 40% de seu deslocamento total, característica que não possuí nem barcos, nem barcos. Uma aeronave que estão em processo de desenvolvimento atualmente, poder transportar 32 mísseis de cruzeiro 3M-54 Klub.
Nenhum comentário:
Postar um comentário