Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Operação Amazônia 2010 treina Forças Armadas

A Marinha, o Exército e a Força Aérea Brasileira realizarão, no período de 13 a 24 de setembro, a Operação Amazônia 2010. Será uma operação de adestramento conjunto que se desenvolverá ao norte das calhas dos rios Amazonas e Solimões, em áreas dos Estados do Amapá, Amazonas e Roraima.

A coordenação da operação será conduzida pelo Ministério da Defesa e o comando será exercido pelo Comandante Militar da Amazônia. O objetivo é o treinamento das Forças Armadas para a defesa da Pátria em uma área prioritária do território brasileiro.

Uma operação conjunta vem a ser um moderno conceito de aplicação coordenada de forças militares para atingir um objetivo definido de interesse para o país. Assim, a Operação Amazônia 2010 decorre de um complexo planejamento realizado por um Estado-Maior Conjunto, sendo executada no terreno por material e pessoal das três Forças Armadas.

Estarão envolvidos cerca de cinco mil militares, que executarão  ações operacionais e de apoio à população. A região selecionada para a realização dessas atividades abrange uma extensa faixa litorânea e um terreno geograficamente diversificado, que abrange áreas como as urbanas e de selva.

Nessa área operacional, serão realizadas, dentre outras, as seguintes ações:

- Marinha: controle de tráfego fluvial, proteção de infraestruturas críticas e apoio logístico.

- Exército: operações ofensivas e defensivas, lançamento de paraquedistas, defesa antiaérea e defesa de infraestruturas de valor econômico.

- Força Aérea: coordenação do espaço aéreo, tarefas de interdição e de sustentação do combate.

Além das atividades essencialmente militares, serão realizadas ações de apoio à população residente na região onde a operação é desenvolvida. Nessas ações serão efetuados atendimentos médicos e odontológicos às comunidades, empregando também navios de assistência hospitalar.

Com essa operação, as Forças Armadas fortalecem suas capacidades para a defesa dos interesses nacionais relativos à Amazônia brasileira e seus vínculos com a sociedade.

2 comentários:

  1. É muito bom a presença das forças armadas na Amazônia,mas bom mesmo é termos armas capazes de suprir as nossas necessidades,em tempos difícies,pois a soberania de um país está representada pelas forças armadas que garantem a ordem e o direito de liberdade a todos os brasileiros,além do respeito entre as nações do mundo todo,fazer investimento em defesa,é preparar o país para um futuro cheio de incertezas que cerca o desejo de outros países que cobiçam,uma das maiores reservas de recursos naturais do mundo,e que podem sustentar o declínio das nações que não possuem mais esses recursos,pois destruíram,é por tudo isso que o Brasil está sendo bem visto,agora com bons olhos no mundo todo,mas pela grande quantidade que temos de riqueza,que nos proporciona a melhor condição de vida do mundo.

    ResponderExcluir
  2. eu tava nessa operação em ...2 gaaae abraço pra vcs

    ResponderExcluir