Mussolini (de preto) logo após sua libertação na operação de resgate liderada por Otto Skorzeny (centro) |
Tudo aconteceu rapidamente. Galgando o terraço lateral do hotel, Skorzeny logo vislumbrou a figura de Mussolini, olhando calmamente a paisagem de uma sacada. Gritou que saísse dali e entrasse no quarto. Skorzeny temia que os guardas tivessem ordem para matá-lo no caso de uma tentativa de resgate. Quando Skorzeny entrou no aposentos de Mussolini, viu dois jovens tenentes italianos, que imediatamente se renderam. Skorzeny diante de Mussolini exclamou: "Duce, o Führer enviou-me. Você está livre!"
Agora era preciso transportar o ditador de volta a Roma. Por terra, atravessando um território hostil, seria impossível. Restavam duas alternativas: o lançamento de pára-quedistas sobre o aeródromo de Aquila de Abruzzi, onde eles controlariam a pista de pouso até que um avião pudesse pousar e levar Mussolini ou a retirada de Mussolini por meio de uma aeronave leve, que voaria até o sopé do Gran Sasso. Como as comunicações eram ruins, a primeira hipótese foi logo descartada.
Skorzeny exigiu ir junto, embora o avião só tivesse dois lugares. A decolagem foi dramática: 12 pára-quedistas seguravam a aeronave, enquanto o piloto acelerava. Com um sinal, os homens largaram a aeronave e o aparelho iniciou a sua corrida pela pista improvisada até que voou.
Após pousarem em Pratica di Mari, Skorzeny e Mussolini foram transferidos para outro avião, até Viena. O Duce foi então imediatamente transferido para Berlim. A propaganda nazista utilizou muito essa missão para exaltar Skorzeny.
Saló
Como o novo governo italiano fez as pazes com os aliados, os alemães reagiram de modo bárbaro: os milhares de soldados italianos que se renderam foram enviados como escravos para trabalhar na Alemanha. A parte da Itália que ficou sob domínio alemão sofreu todas as violências de uma ocupação nazista.
Mussolini recebeu de presente uma pequena região no norte da Itália, onde criou a República de Saló. Este simulacro de governo não sobreviveu à derrota alemã. Em abril de 1945, Mussolini tentou fugir para a Suíça com a amante, Claretta Petacci, mas guerrilheiros italianos prenderam o casal e assassinaram os dois em 27 de abril, três dias antes de Hitler se suicidar. Os corpos de Mussolini e Claretta foram pendurados de cabeça para baixo para exposição pública na cidade de Milão.
È UM MARCO NA HISTÓRIA DA SEGUNDA GRANDE GUERRA. JÁ LI VÁRIOS ARTIGOS QUE ABORDAM ESTE TEMA.ETE OFICIAL ALEMÃO SKORZENY FOI UM VERADEIRO HERÓI , PENA QUE SERVIA A UM LOUCO...
ResponderExcluir